Banner Portal
Contribuições da psicologia histórico-cultural para a pedagogia histórico-crítica
PDF

Palavras-chave

Psicologia Histórico-Cultural. Pedagogia Histórico-Crítica. Desenvolvimento Psíquico

Como Citar

MARTINS, Lígia Márcia. Contribuições da psicologia histórico-cultural para a pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 52, p. 286–300, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i52.8640243. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640243. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar elementos fundamentados na psicologia histórico-cultural reiterativos da transmissão dos conhecimentos científicos historicamente sistematizados como condição de desenvolvimento humano e função precípua da educação escolar. Nessa direção, aponta a apropriação de signos como marco decisivo na superação das bases psíquicas naturais em direção à formação de propriedades psicofísicas culturalmente instituídas, caracterizando o psiquismo como sistema interfuncional responsável pela constituição da imagem subjetiva da realidade objetiva. Em face de tais pressupostos, afirma o papel da educação escolar na formação da referida imagem, com destaque às diferenças qualitativas resultantes do ensino pautado em conceitos cotidianos e espontâneos e em conceitos científicos. Advoga que a defesa da qualidade dos signos disponibilizados à apropriação pela educação escolar é o ponto de intersecção central entre a psicologia histórico cultural e a pedagogia histórico-crítica.
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640243
PDF

Referências

LEONTIEV, A. N. Desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 40. ed. Campinas: Autores Associados, 2008 (Edição comemorativa).

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 13. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

VIGOTSKY, L.S. La imaginación y arte em la infancia: Ensaio psicológico. Madrid: Akal, 2003.

VYGOTSKI, L.S. Obras Escogidas. Tomo II. Madrid: Visor, 2001.

VYGOTSKI, L.S. Obras Escogidas. Tomo I. Madrid: Visor, 1997.

VYGOTSKI, L.S. Obras Escogidas. Tomo III. Madrid: Visor, 1995.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.