Contribuições da psicologia histórico-cultural para a pedagogia histórico-crítica

Autores

  • Lígia Márcia Martins UNESP

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640243

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural. Pedagogia Histórico-Crítica. Desenvolvimento Psíquico

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar elementos fundamentados na psicologia histórico-cultural reiterativos da transmissão dos conhecimentos científicos historicamente sistematizados como condição de desenvolvimento humano e função precípua da educação escolar. Nessa direção, aponta a apropriação de signos como marco decisivo na superação das bases psíquicas naturais em direção à formação de propriedades psicofísicas culturalmente instituídas, caracterizando o psiquismo como sistema interfuncional responsável pela constituição da imagem subjetiva da realidade objetiva. Em face de tais pressupostos, afirma o papel da educação escolar na formação da referida imagem, com destaque às diferenças qualitativas resultantes do ensino pautado em conceitos cotidianos e espontâneos e em conceitos científicos. Advoga que a defesa da qualidade dos signos disponibilizados à apropriação pela educação escolar é o ponto de intersecção central entre a psicologia histórico cultural e a pedagogia histórico-crítica.

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Biografia do Autor

Lígia Márcia Martins, UNESP

Livre Docente em Psicologia da Educação. Professora do curso de Graduação em Psicologia da UNESP/Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP/Araraquara. Membro do Grupo de Pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”.

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Publicado

2013-11-19

Como Citar

MARTINS, L. M. Contribuições da psicologia histórico-cultural para a pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 52, p. 286–300, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i52.8640243. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640243. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos