A legislação educacional brasileira de 1930 a 1961 com relação à pessoa com deficiência

Autores

  • Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM
  • Tereza Cristina Rodrigues Villela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640237

Palavras-chave:

Educação Especial. Inclusão escolar. Política Educacional

Resumo

Vivemos outro modelo de concepção da deficiência e da pessoa com deficiência, sobretudo sobre suas potencialidades e possibilidades educacionais. No entanto, em um passado não tão distante, a educação da pessoa com deficiência era vista de uma forma diferente da educação em geral. Esse modo de educação era característico do que se pensava, na época, sobre a pessoa com deficiência. Desta forma, o objetivo deste artigo foi refletir sobre a condição da pessoa com deficiência nas legislações educacionais nas décadas de 1930, 1940 e 1950, até a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1961. Para tanto se buscou estudar artigos, textos e leis que tratam da questão. Apesar dos avanços nos dias atuais, nota-se uma dicotomia entre os direitos presentes na legislação existente em âmbito nacional, e nos tratados internacionais, e a efetivação dos mesmos.

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Biografia do Autor

Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Engenheira Civil pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Mestrado em Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Urbana, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM.

Tereza Cristina Rodrigues Villela, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

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Publicado

2013-11-19

Como Citar

GUERREIRO, E. M. B. R.; VILLELA, T. C. R. A legislação educacional brasileira de 1930 a 1961 com relação à pessoa com deficiência. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 52, p. 183–197, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i52.8640237. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640237. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos