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Contribuições sociológicas para a história da educação: a religião como fio condutor de um diálogo com Pierre Bourdieu e Max Weber
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Palavras-chave

Max Weber. Pierre Bourdieu. Campo religioso. Educação católica

Como Citar

ORLANDO, Evelyn de Almeida. Contribuições sociológicas para a história da educação: a religião como fio condutor de um diálogo com Pierre Bourdieu e Max Weber. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 52, p. 387–401, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i52.8640249. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640249. Acesso em: 24 jul. 2024.

Resumo

Este artigo põe em relevo as contribuições da Sociologia para a pesquisa em História da Educação na perspectiva da Nova História Cultural, com ênfase nos estudos acerca da religião católica. As leituras de Pierre Bourdieu e Max Weber são os fios condutores que permitem estabelecer um diálogo teórico acerca do funcionamento do campo religioso tentando compreender nessa lógica a produção da coleção de catecismos Álvaro Negromonte pela Igreja Católica em consonância com os ideais de modernidade que circularam no país.
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640249
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