Resumo
Este artigo põe em relevo as contribuições da Sociologia para a pesquisa em História da Educação na perspectiva da Nova História Cultural, com ênfase nos estudos acerca da religião católica. As leituras de Pierre Bourdieu e Max Weber são os fios condutores que permitem estabelecer um diálogo teórico acerca do funcionamento do campo religioso tentando compreender nessa lógica a produção da coleção de catecismos Álvaro Negromonte pela Igreja Católica em consonância com os ideais de modernidade que circularam no país.Referências
A BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Sociedade Bíblica Católica Internacional e Paulus, 1980.
BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas sobre a Teoria da Ação. Campinas: Papirus, 1997.
BURKE, Peter. O que é história cultural? Trad. Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
CHARTIER, Roger. O livro. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976, p. 99-115.
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: Uma História dos costumes. Trad. Ruy Jungman. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Diana Gonçalves. As Lentes da História: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2005.
JULIÀ, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. In: Revista Brasileira de História da Educação. n. 1. Campinas: Autores Associados/SBHE, Janeiro/Junho. 2001, p. 9-43.
JULIÀ, Dominique. História Religiosa. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novas abordagens. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976, p. 106-131.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1996.
LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. Baú de Memórias, bastidores de história: o legado pioneiro de Armanda Álvaro Alberto. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.
NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Historiografia da educação e Fontes. In: Cadernos Anped, n.5. Caxambu: ANPED, setembro, 1993, p. 13-14.
ROCHE, Daniel e CHARLE, Cristophe. “Pierre Bourdieu e a História”. In: Le Monde. Paris, 05 de fevereiro de 2002.
TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Coleção Atualidades Pedagógicas: do projeto político ao editorial (1931-1981). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2001 (tese de doutoramento).
WEBER, Max. Sociologia da religião: tipos de relações religiosas. In: WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Vol.1 Brasília, DF: Editora da Universidade de Brasília, 1994.
WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Tradução Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2002.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.