Profissão docente no Piauí no século XX

Autores

  • Jane Bezerra de Sousa Universidade Federal do Piauí
  • Geraldo Inácio Filho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640272

Palavras-chave:

História. Memória. Profissão docente

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar o ser e o fazer-se professora no Piauí no século XX. Mediante a história de vida da normalista Nevinha Santos (1910 a 1999) que escreveu suas memórias em caderno de anotações e as publicou no Jornal Meio Norte, Teresina (PI), foi definido o recorte cronológico e a estrutura deste artigo, que se constitui em três fases, a primeira, de 1922 a 1928; a segunda, de 1929 a 1957; a terceira, de 1957 a 1999. A análise desses períodos possibilitou a compreensão de que, no primeiro momento, ser professor tinha significado associado a missão, vocação e sacerdócio. No segundo momento, o professor era concebido como representante da disciplina, civismo e amor à pátria, tornando-se disseminador das ideias do Estado novo. Na terceira fase, a proletarização da profissão impulsionou a formação dos sindicatos e a luta pela profissionalização, que pudesse garantir um estatuto respeitoso, melhores rendimentos e autonomia profissional. As fontes da pesquisa concentrou-se nas memórias da professora Nevinha Santos, discursos e mensagens governamentais presentes na Casa Anísio Brito, e tem como referencial teórico de análise a Nova História, ancorados em conceitos e referências de Saviani (2007), Carvalho (2007) e Queiroz (2008).

 

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Biografia do Autor

Jane Bezerra de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação. Professora Adjunta Universidade Federal do Piauí. Membro do NESC.

Geraldo Inácio Filho, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Associado IV da Faced/PPGED da Universidade Federal de Uberlândia, membro do NEPHE,

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Como Citar

SOUSA, J. B. de; INÁCIO FILHO, G. Profissão docente no Piauí no século XX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 51, p. 187–199, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i51.8640272. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640272. Acesso em: 16 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos