História das escolas públicas primárias em áreas rurais: ausência de políticas públicas (Minas Gerais 1899 - 1911)

  • Josemir Almeida Barros UEMG
  • Sandra Cristina Fagundes de Lima UFU
Palavras-chave: Instrução pública primária rural. Políticas públicas. História das escolas rurais. História da Educação

Resumo

A organização da instrução primária rural em alguns municípios de Minas Geraispertencentes à primeira e segunda Circunscrições Literárias no período de 1899 a 1911constituem o objeto de nossa investigação. O principal objetivo foi identificar e analisaraconstituição de políticas públicas destinadas ao ensino primário em áreas ruraisidentificando-as aos processos de desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Para adiscussão da referida temática partimos da seguinte indagação: Qual o espaço destinado aoensino rural nas políticas de organização da escola mineira? As fontes históricas utilizadasabrangeram: Mensagens dos Presidentes de Estado de Minas Gerais produzidas pelasadministrações públicas; legislações sobre instrução pública primária; relatórios deinspeção ou fiscalização e termos de visitas de escolas, em específico, daquelasdenominadas rurais e distritais. A instrução pública primária rural em Minas Geraissingulariza momentos da educação primária no Estado e permite reflexões sobre outroscontextos, como por exemplo, a educação do campo nos dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josemir Almeida Barros, UEMG
Universidade do Estado de Minas Gerais/Campus Belo Hte. (UEMG)
Sandra Cristina Fagundes de Lima, UFU
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Referências

BARROS, Josemir Almeida. Organização do ensino rural em Minas Gerais, suas muitas faces em fins do XIX e início do XX (1899 – 1911). 349 f. (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.

GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique de (Org.). O município e a educação: Minas Gerais na Primeira República.Campinas: Alínea, 2012.

IGLÉSIAS, Francisco. Trajetória política do Brasil: 1500 - 1964. São Paulo: Cia das Letras, 1993.

LEITE, Sérgio Celani. Educação rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.

MOURÃO, Paulo Kruger Corrêa. O ensino em Minas Gerais no tempo da República. Minas Gerais. Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais, 1962.

MUSIAL, Gilvanice Barbosa da Silva. A emergência da escola rural em Minas Gerais (1892-1899): quando a distinção possibilita a exclusão. 258 f. (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

NAGLE, Jorge. A educação na Primeira República. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de. O Brasil republicano: sociedade e instituições (1889 - 1930).4 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1990. v. 9. p. 259-292.

PRIORE, Mary Del; VENÂNCIO, Renato. Uma história da vida rural no Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

SILVA, Lourdes Helena da; et. al; A educação no meio rural: revisão da literatura. In. BOF, Alvana Maria (Org.). A educação no Brasil rural. Brasília: INEP, 2006, p. 69-137.

SOUZA, Rosa Fátima. Espaço da educação e da civilização: origens dos grupos escolares no Brasil. In. SAVIANI, Dermeval; et al.O legado educacional do século XIX. 2ed. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 33-84.

WERLE, Flávia Obino Corrêa (Org.). Educação rural em perspectiva internacional. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.

WIRTH, John. Minas e a nação. Um estudo de poder e dependência regional 1889-1937. In. HOLANDA, Sérgio Buarque de. O Brasil republicano: estrutura de poder e economia (1889 -1930). 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1997. (História geral da civilização brasileira.) v. 8. p. 76-99.

Como Citar
Barros, J. A., & Lima, S. C. F. de. (1). História das escolas públicas primárias em áreas rurais: ausência de políticas públicas (Minas Gerais 1899 - 1911). Revista HISTEDBR On-Line, 13(50), 251-263. https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640306
Seção
Artigos