História da educação e marxismo em duas trajetórias intelectuais do século XX: Brian Simon e Mario Alighiero Manacorda

Autores

  • Marisa Bittar Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640317

Palavras-chave:

História da Educação. Marxismo. Brian Simon. Mario Manacorda. Antonio Gramsci

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa realizada no Instituto de Educação da Universidade de Londres focalizando a trajetória de dois intelectuais marxistas europeus do século XX e sua contribuição para a História da Educação: o inglês Brian Simon (1915-2002) e o italiano Mario Alighiero Manacorda (1914-2013). Ambos viveram e elaboraram suas obras no mesmo período histórico e aderiram ao marxismo como resposta à escalada nazi-fascista na Europa engajando-se em lutas políticas pela democratização da educação depois da Segunda Guerra Mundial. A pesquisa baseou-se em fontes bibliográficas, entrevistas e em documentos do arquivo “Brian Simon” que se encontra no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Na Itália foi realizado um encontro com Manacorda e examinados documentos do Instituto Gramsci. Considerando a similitude das duas trajetórias, os objetivos da pesquisa foram: 1. Conhecer a interpretação marxista empregada pelos dois autores; 2. Averiguar a relação de suas obras  com o pensamento de Antonio Gramsci; 3. Estudar a contribuição de ambos para a circulação do conhecimento e a internacionalização da História da Educação. A pesquisa foi financiada pela FAPESP (2011-2012).

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Biografia do Autor

Marisa Bittar, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora Titular de História, Filosofia e Políticas da Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Como Citar

BITTAR, M. História da educação e marxismo em duas trajetórias intelectuais do século XX: Brian Simon e Mario Alighiero Manacorda. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 49, p. 7–18, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i49.8640317. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640317. Acesso em: 28 set. 2022.

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Artigos