Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Acesso Aberto
Política de Arquivamento
Pareceristas
Política de Retratação do Crossmark
Equipe Editorial
Contato
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 13 n. 49: mar. 2013
v. 13 n. 49: mar. 2013
Este número da Revista HISTEDBR On-Line foi organizado pelo Grupo de Pesquisa e Estudos História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDBR/UFSCar sediado na Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR.
Publicado:
2013-07-16
Editorial
Editorial
Marisa Bittar, Roseli Esquerdo Lopes, Amarilio Ferreira Jr.
1-6
PDF
Artigos
História da educação e marxismo em duas trajetórias intelectuais do século XX: Brian Simon e Mario Alighiero Manacorda
Marisa Bittar
7-18
PDF
Adorno e a educação sociocomunitária: diálogos e proposições
Luis Antonio Groppo
19-34
PDF
A influência do marxismo na pesquisa em educação brasileira
Amarilio Ferreira Jr.
35-44
PDF
Reflexões em torno da pesquisa e da produção do conhecimento em educação no Brasil
Carlos Roberto Massao Hayashi
45-70
PDF
Instituição e consolidação do campo da história da educação nos grupos de pesquisa situados na região norte do Brasil: refutaçao à tese da insignificância
Paulo Sérgio de Almeida Corrêa
71-96
PDF
A dinâmica dos recursos fiscais com as políticas de fundos contábeis para o financiamento da educação no Brasil (1998-2010)
Fábio Luciano Oliveira Costa
97-123
PDF
O financiamento da educação pública no Brasil na próxima década
Gil Vicente Reis de Figueiredo
124-136
PDF
A universidade pública brasileira sob o paradigma da pós-modernidade
Alice Cristina Figueiredo
137-148
PDF
A expansão da educação a distância e o ensino superior no Brasil: caminhos tortuosos
Henrique Sérgio Barros Cavalcanti Júnior, Isabela Neves Ferraz
149-163
PDF
Trabalho docente em perspectiva sócio-histórica: a posição de classe do professor e os desafios contemporâneos
Ivonaldo Leite
164-176
PDF
A educação voltada para o empreendedorismo: um levantamento do debate acadêmico
Marcelo de Amorim Pandolfi, Roseli Esquerdo Lopes
177-196
PDF
Entre o ideal e o real: a construção do pensamento empresarial uberlandense e seus projetos educacionais para a formação dos trabalhadores (1940-1960)
Luciene Maria de Souza, Carlos Alberto Lucena
197-209
PDF
O ensino profissionalizante no contexto da reestruturação da educação a partir da década de 1990 no Brasil
Thaís Cristina Figueiredo Rego, Fabiane Santana Previtali, Cílson Cesar Fagiani, Robson Luís de França
210-230
PDF
Trabalho, educação e enfermagem: marco contextual da formação profissional de nível médio em saúde
Amailson Sandro de Barros, Carlos Herold Junior
231-248
PDF
Desenvolvimento industrial e políticas de educação na gênese e na constituição do estado de Mato Grosso do Sul e no município de Campo Grande
Jefferson Carriello do Carmo
249-266
PDF
A influência de Paulo Freire no ensino de ciências e na educação CTS: uma análise bibliométrica
Gabriela Zauith, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
267-293
PDF
Um estudo sobre mudanças curriculares em uma licenciatura em matemática ao longo de 30 anos
Marilena Bittar, Adriana Barbosa de Oliveira, José Luiz Magalhães de Freitas
294-308
PDF
Considerações históricas sobre o ensino de filosofia no Brasil do período colonial até o século XX
Angela Maria Souza Martins
309-321
PDF
Progressão continuada como promoção automática
Vagno Emygdio Machado Dias
322-333
PDF
Educação de meninas órfãs na concepção do intendente Antônio Lemos em Belém do Pará (1900 − 1906)
Adriene Suellen Ferreira Pimenta, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souz França
334-349
PDF
A escola contemporânea e sua identidade (ou sobre o óbvio esquecido)
Géssica Priscila Ramos
350-362
PDF
Resenha
Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação
Aline Cristina Schram
363-365
PDF
Embates marxistas: apontamentos sobre a pós-modernidade e a crise terminal do capitalismo
Daniela Moura Rocha de Souza, Desiré Luciane Dominschek, Wilson da Silva Santos
366-369
PDF
Resumo
A história do processo de periferização dos grupos escolares em campinas nos primórdios da república
Rosimeri da Silva Pereira
370-370
PDF
O tempo sagrado do império: história e religião na obra do cônego Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro
Felipe Ziotti Narita
371-371
PDF
Expediente
Expediente
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
7359
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
6039
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
3608
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
2826
Educação escolar e o desenvolvimento do pensamento conceitual na adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
1969
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários