Trabalho, educação e enfermagem: marco contextual da formação profissional de nível médio em saúde

Autores

  • Amailson Sandro de Barros Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Carlos Herold Junior UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640330

Palavras-chave:

Educação. Trabalho. Enfermagem

Resumo

Este artigo tem como eixo norteador a compreensão do processo de profissionalização da enfermagem brasileira a partir de seu entrelaçamento entre as áreas Trabalho e Educação. Como recorte histórico, o presente estudo delimitou-se as últimas décadas do século XIX e início do século XX, período de transformações urbanísticas e sanitárias essenciais ao desenvolvimento econômico brasileiro. A escolha pelo estudo da profissionalização em enfermagem deve-se a evidência de que em seu processo de divisão social do trabalho, esta categoria profissional, demonstra a diferença entre aqueles trabalhadores que exercem o trabalho intelectual e aqueles que atuam no trabalho manual.  Nesse processo de separação, trabalho intelectual versus trabalho manual, a educação que é destinada ao primeiro grupo  prioriza conhecimentos de cunho mais administrativos e de supervisão do trabalho em enfermagem, assumindo aspectos gerenciais e determinando o trabalho do segundo grupo, cuja educação profissional se caracteriza por noções básicas acerca das técnicas de enfermagem.

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Biografia do Autor

Amailson Sandro de Barros, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Bacharel em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, docente do colegiado de Psicologia da Faculdade Campo Real- Guarapuava – PR.

Carlos Herold Junior, UNICENTRO

Professor Adjunto do Departamento de Pedagogia da UNICENTRO, Guarapuava- PR

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Como Citar

BARROS, A. S. de; HEROLD JUNIOR, C. Trabalho, educação e enfermagem: marco contextual da formação profissional de nível médio em saúde. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 49, p. 231–248, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i49.8640330. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640330. Acesso em: 25 maio. 2022.

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