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A expansão da educação a distância e o ensino superior no Brasil: caminhos tortuosos
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Palavras-chave

Ensino Superior. EAD. Expansão. Políticas Públicas

Como Citar

CAVALCANTI JÚNIOR, Henrique Sérgio Barros; FERRAZ, Isabela Neves. A expansão da educação a distância e o ensino superior no Brasil: caminhos tortuosos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 49, p. 149–163, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i49.8640325. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640325. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

No Brasil, desde o final do século passado, a função social das Instituições de Ensino Superior (IES) tem sido contestada frente à grande expansão do número de instituições privadas e à falta de regulação e políticas públicas adequadas por parte do Estado. É neste contexto então que, influenciada principalmente pelas recentes inovações nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a Educação a Distância (EAD) ganha importância. Por um lado, essa se apresenta como uma via a mais para investimentos por parte do setor privado e, por outro lado, pela perspectiva do Estado, como uma solução célere para expansão educacional. Em vista disso, o crescimento da EAD dentro do ensino superior é cada vez maior. Se no ano de 2000 somente 0,04% das matrículas de graduação eram nos cursos à distância, em 2010 elas já atingiam quase 15%. É importante destacar que não se pode falar da expansão recente da EAD no ensino superior sem falar da universidade e das transformações que essa sofreu nos últimos tempos, e que também não se pode falar das políticas públicas de EAD sem falar das políticas públicas da educação superior. Este artigo, portanto, tem como propósito retratar a expansão EAD dentro do ambiente, acadêmico e político, em que essa modalidade de ensino insere-se.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640325
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Referências

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