Banner Portal
v. 13 n. 49: mar. 2013
mar. 2013
Este número da Revista HISTEDBR On-Line foi organizado pelo Grupo de Pesquisa e Estudos História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDBR/UFSCar sediado na Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR.

Editorial

Marisa Bittar, Roseli Esquerdo Lopes, Amarilio Ferreira Jr.
1-6
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640316
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640316

Artigos

Marisa Bittar
7-18
História da educação e marxismo em duas trajetórias intelectuais do século XX: Brian Simon e Mario Alighiero Manacorda
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640317
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640317
Luis Antonio Groppo
19-34
Adorno e a educação sociocomunitária: diálogos e proposições
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640318
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640318
Amarilio Ferreira Jr.
35-44
A influência do marxismo na pesquisa em educação brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640319
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640319
Carlos Roberto Massao Hayashi
45-70
Reflexões em torno da pesquisa e da produção do conhecimento em educação no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640320
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640320
Paulo Sérgio de Almeida Corrêa
71-96
Instituição e consolidação do campo da história da educação nos grupos de pesquisa situados na região norte do Brasil: refutaçao à tese da insignificância
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640321
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640321
Fábio Luciano Oliveira Costa
97-123
A dinâmica dos recursos fiscais com as políticas de fundos contábeis para o financiamento da educação no Brasil (1998-2010)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640322
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640322
Gil Vicente Reis de Figueiredo
124-136
O financiamento da educação pública no Brasil na próxima década
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640323
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640323
Alice Cristina Figueiredo
137-148
A universidade pública brasileira sob o paradigma da pós-modernidade
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640324
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640324
Henrique Sérgio Barros Cavalcanti Júnior, Isabela Neves Ferraz
149-163
A expansão da educação a distância e o ensino superior no Brasil: caminhos tortuosos
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640325
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640325
Ivonaldo Leite
164-176
Trabalho docente em perspectiva sócio-histórica: a posição de classe do professor e os desafios contemporâneos
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640326
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640326
Marcelo de Amorim Pandolfi, Roseli Esquerdo Lopes
177-196
A educação voltada para o empreendedorismo: um levantamento do debate acadêmico
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640327
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640327
Luciene Maria de Souza, Carlos Alberto Lucena
197-209
Entre o ideal e o real: a construção do pensamento empresarial uberlandense e seus projetos educacionais para a formação dos trabalhadores (1940-1960)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640328
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640328
Thaís Cristina Figueiredo Rego, Fabiane Santana Previtali, Cílson Cesar Fagiani, Robson Luís de França
210-230
O ensino profissionalizante no contexto da reestruturação da educação a partir da década de 1990 no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640329
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640329
Amailson Sandro de Barros, Carlos Herold Junior
231-248
Trabalho, educação e enfermagem: marco contextual da formação profissional de nível médio em saúde
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640330
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640330
Jefferson Carriello do Carmo
249-266
Desenvolvimento industrial e políticas de educação na gênese e na constituição do estado de Mato Grosso do Sul e no município de Campo Grande
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640331
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640331
Gabriela Zauith, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
267-293
A influência de Paulo Freire no ensino de ciências e na educação CTS: uma análise bibliométrica
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640332
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640332
Marilena Bittar, Adriana Barbosa de Oliveira, José Luiz Magalhães de Freitas
294-308
Um estudo sobre mudanças curriculares em uma licenciatura em matemática ao longo de 30 anos
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640333
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640333
Angela Maria Souza Martins
309-321
Considerações históricas sobre o ensino de filosofia no Brasil do período colonial até o século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640334
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640334
Vagno Emygdio Machado Dias
322-333
Progressão continuada como promoção automática
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640335
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640335
Adriene Suellen Ferreira Pimenta, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souz França
334-349
Educação de meninas órfãs na concepção do intendente Antônio Lemos em Belém do Pará (1900 − 1906)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640336
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640336
Géssica Priscila Ramos
350-362
A escola contemporânea e sua identidade (ou sobre o óbvio esquecido)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640337
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640337

Resenha

Aline Cristina Schram
363-365
Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640338
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640338
Daniela Moura Rocha de Souza, Desiré Luciane Dominschek, Wilson da Silva Santos
366-369
Embates marxistas: apontamentos sobre a pós-modernidade e a crise terminal do capitalismo
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640339
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640339

Resumo

Rosimeri da Silva Pereira
370-370
A história do processo de periferização dos grupos escolares em campinas nos primórdios da república
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640340
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640340
Felipe Ziotti Narita
371-371
O tempo sagrado do império: história e religião na obra do cônego Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640341
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640341

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640342
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640342