Instituição e consolidação do campo da história da educação nos grupos de pesquisa situados na região norte do Brasil: refutaçao à tese da insignificância

Autores

  • Paulo Sérgio de Almeida Corrêa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640321

Palavras-chave:

História da Educação. Grupos de Pesquisa. Institucionalização

Resumo

Este estudo foi construído com o propósito de discutir a importância estratégica e o processo de institucionalização e consolidação dos Grupos de Pesquisa da área de Educação, especialmente aqueles do campo da História da Educação, existentes nas instituições universitárias localizadas na Região Norte do Brasil. Como se configura a representatividade dos Grupos de Pesquisa em Educação situados na Região Norte do Brasil? Que representatividade alcança o campo da História da Educação nesses Grupos? Sob quais temáticas são permeadas as Linhas de Pesquisa centradas no campo da História da Educação? Qual o perfil acadêmico dos Líderes desses Grupos? Será que a tese segundo a qual é insignificante o estado do conhecimento em História da Educação se sustenta quando se trata da análise da produção bibliográfica originada em tais Grupos? Fundamentado em Ferreira Junior (2010), Hayashi (2007), e Silva (2007); nos indicadores do Diretório de Grupos do CNPq; no Currículo Lattes dos Líderes, abrangendo os anos de 1993-2011. A tese da insignificância do estado do conhecimento em História da Educação revelou-se vã, frágil e carente de bases empírico-argumentativas capazes de lhe assegurar pertinência em face da exuberante produção bibliográfica dos Líderes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará; Instituto de Ciências da Educação; Faculdade de Educação; Programa de Pós-
Graduação em Educação;

Referências

CHAVES, Silvia Nogueira. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9353964127402937. Última atualização do currículo em 19/12/2011

COLARES, Anselmo Alencar. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1107767923215438. Última atualização do currículo em 23/11/2011

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. http://dgp.cnpq.br/censos/series_historicas/series_basicas/index_basicas.htm Acesso em 09.12.2011.

CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7102416953096612. Última atualização do currículo em 27/12/2011

CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida. História e historiografia educacional na Amazônia: uma radiografia da produção do conhecimento nos Programas de Pós-Graduação em educação da Região Norte do Brasil. Revista HISTEDBR On-line, v. 1, p. 193-204, 2011.

DANTAS, Andréa Maria Lopes. http://lattes.cnpq.br/5583303083405308. Última atualização do currículo em 06/06/2011

DUARE, Maria Marize. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1361827814793264. Última atualização do currículo em 08/09/2011

FERREIRA JUNIOR, Amarílio. História da Educação: os grupos de pesquisa no Brasil. http://www.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT02-6436--Int.pdf

GOMES, Marco Antônio de Oliveira. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0581840246394811. Última atualização do currículo em 11/12/2011

HAYASHI, Carlos Roberto Massao. O campo da história da educação no Brasil: um estudo baseado nos grupos de pesquisa. São Carlos: UFSCar, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação (Tese de Doutorado).

MASSAO HAYASHI, Carlos Roberto; FERREIRA JUNIOR, Amarílio. O campo da história da educação no Brasil: um estudo baseado nos grupos de pesquisa. Avaliação. Revista da Avaliação da Educação Superior, vol. 15, núm. 3, noviembre, 2010, pp. 167-184 Universidade de Sorocaba, Sorocaba, Brasil. Disponible en: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=219115783009

MELO, Clarice Nascimento de. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7497279574536104. Última atualização do currículo em 29/12/2011

PAIXÃO, Carlos Jorge. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5926523492011056. Última atualização do currículo em 28/12/2011

PINHEIRO, Maria das Graças Sá Peixoto. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1126828777557299. Última atualização do currículo em 29/12/2011

REIS, Neila da Silva. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3042670443846175. Última atualização do currículo em 17/10/2011

RODRIGUES, Denise de Souza Simões. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1594626425442266. Última atualização do currículo em 04/12/2011

ROSÁRIO, Maria José Aviz do. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3131365668866598. Última atualização do currículo em 23/12/2011

SANTOS, Jocyléia Santana dos. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8198025782417839. Última atualização do currículo em 27/07/2011

SILVA, João Carlos da; CASTANHA, André Paulo; ORSO, Paulino José; CARVALHO, Marco Antonio Batista; PERES, Cláudio Afonso. Grupo de pesquisa e a história da educação brasileira: o itinerário do HISTEDBR – GT Cascavel. VII Jornada do HISTEDBR “O trabalho didático na história da educação”. Campo Grande, 17 a 19 de setembro de 2007. http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada7/03trab-gt-gt1.htm

SILVA, Paulo Lucas da. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9416262645462548. Última atualização do currículo em 22/11/2011

Downloads

Como Citar

CORRÊA, P. S. de A. Instituição e consolidação do campo da história da educação nos grupos de pesquisa situados na região norte do Brasil: refutaçao à tese da insignificância. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 49, p. 71–96, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i49.8640321. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640321. Acesso em: 18 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos