Banner Portal
Instituição e consolidação do campo da história da educação nos grupos de pesquisa situados na região norte do Brasil: refutaçao à tese da insignificância
PDF

Palavras-chave

História da Educação. Grupos de Pesquisa. Institucionalização

Como Citar

CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida. Instituição e consolidação do campo da história da educação nos grupos de pesquisa situados na região norte do Brasil: refutaçao à tese da insignificância. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 49, p. 71–96, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i49.8640321. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640321. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este estudo foi construído com o propósito de discutir a importância estratégica e o processo de institucionalização e consolidação dos Grupos de Pesquisa da área de Educação, especialmente aqueles do campo da História da Educação, existentes nas instituições universitárias localizadas na Região Norte do Brasil. Como se configura a representatividade dos Grupos de Pesquisa em Educação situados na Região Norte do Brasil? Que representatividade alcança o campo da História da Educação nesses Grupos? Sob quais temáticas são permeadas as Linhas de Pesquisa centradas no campo da História da Educação? Qual o perfil acadêmico dos Líderes desses Grupos? Será que a tese segundo a qual é insignificante o estado do conhecimento em História da Educação se sustenta quando se trata da análise da produção bibliográfica originada em tais Grupos? Fundamentado em Ferreira Junior (2010), Hayashi (2007), e Silva (2007); nos indicadores do Diretório de Grupos do CNPq; no Currículo Lattes dos Líderes, abrangendo os anos de 1993-2011. A tese da insignificância do estado do conhecimento em História da Educação revelou-se vã, frágil e carente de bases empírico-argumentativas capazes de lhe assegurar pertinência em face da exuberante produção bibliográfica dos Líderes.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640321
PDF

Referências

CHAVES, Silvia Nogueira. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9353964127402937. Última atualização do currículo em 19/12/2011

COLARES, Anselmo Alencar. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1107767923215438. Última atualização do currículo em 23/11/2011

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. http://dgp.cnpq.br/censos/series_historicas/series_basicas/index_basicas.htm Acesso em 09.12.2011.

CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7102416953096612. Última atualização do currículo em 27/12/2011

CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida. História e historiografia educacional na Amazônia: uma radiografia da produção do conhecimento nos Programas de Pós-Graduação em educação da Região Norte do Brasil. Revista HISTEDBR On-line, v. 1, p. 193-204, 2011.

DANTAS, Andréa Maria Lopes. http://lattes.cnpq.br/5583303083405308. Última atualização do currículo em 06/06/2011

DUARE, Maria Marize. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1361827814793264. Última atualização do currículo em 08/09/2011

FERREIRA JUNIOR, Amarílio. História da Educação: os grupos de pesquisa no Brasil. http://www.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT02-6436--Int.pdf

GOMES, Marco Antônio de Oliveira. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0581840246394811. Última atualização do currículo em 11/12/2011

HAYASHI, Carlos Roberto Massao. O campo da história da educação no Brasil: um estudo baseado nos grupos de pesquisa. São Carlos: UFSCar, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação (Tese de Doutorado).

MASSAO HAYASHI, Carlos Roberto; FERREIRA JUNIOR, Amarílio. O campo da história da educação no Brasil: um estudo baseado nos grupos de pesquisa. Avaliação. Revista da Avaliação da Educação Superior, vol. 15, núm. 3, noviembre, 2010, pp. 167-184 Universidade de Sorocaba, Sorocaba, Brasil. Disponible en: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=219115783009

MELO, Clarice Nascimento de. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7497279574536104. Última atualização do currículo em 29/12/2011

PAIXÃO, Carlos Jorge. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5926523492011056. Última atualização do currículo em 28/12/2011

PINHEIRO, Maria das Graças Sá Peixoto. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1126828777557299. Última atualização do currículo em 29/12/2011

REIS, Neila da Silva. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3042670443846175. Última atualização do currículo em 17/10/2011

RODRIGUES, Denise de Souza Simões. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1594626425442266. Última atualização do currículo em 04/12/2011

ROSÁRIO, Maria José Aviz do. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3131365668866598. Última atualização do currículo em 23/12/2011

SANTOS, Jocyléia Santana dos. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8198025782417839. Última atualização do currículo em 27/07/2011

SILVA, João Carlos da; CASTANHA, André Paulo; ORSO, Paulino José; CARVALHO, Marco Antonio Batista; PERES, Cláudio Afonso. Grupo de pesquisa e a história da educação brasileira: o itinerário do HISTEDBR – GT Cascavel. VII Jornada do HISTEDBR “O trabalho didático na história da educação”. Campo Grande, 17 a 19 de setembro de 2007. http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada7/03trab-gt-gt1.htm

SILVA, Paulo Lucas da. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9416262645462548. Última atualização do currículo em 22/11/2011

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.