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Um estudo sobre mudanças curriculares em uma licenciatura em matemática ao longo de 30 anos
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Palavras-chave

Professores de Matemática. Formação inicial. Egressos

Como Citar

BITTAR, Marilena; OLIVEIRA, Adriana Barbosa de; FREITAS, José Luiz Magalhães de. Um estudo sobre mudanças curriculares em uma licenciatura em matemática ao longo de 30 anos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 49, p. 294–308, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i49.8640333. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640333. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo discute as mudanças ocorridas nas diferentes matrizes curriculares implantadas ao longo de 30 anos de existência (1981 a 2011) do primeiro curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Esse estudo integra a pesquisa que investiga três décadas de existência desse curso de licenciatura que busca relacionar suas matrizes curriculares com seus egressos para entender tanto o baixo número de formandos quanto a (não) opção pela carreira docente após o término do curso, seja na educação básica ou no ensino superior. A teoria da base de conhecimentos, desenvolvida por Shulman e seus colaboradores, permitiu analisar as matrizes curriculares sob a ótica dos conhecimentos que poderiam e/ou deveriam fazer parte da formação inicial de um professor de matemática. A análise dos dados mostra a ênfase de disciplinas relacionadas ao conhecimento do conteúdo, a extinção de disciplinas sobre os fins educacionais, a ausência de disciplinas dedicadas ao conhecimento curricular e a existência de disciplinas com objetivo de satisfazer as diretrizes curriculares, especialmente as que entraram em vigor em 2001. Outro aspecto observado, e também comum a outros cursos de licenciatura em matemática, é a dicotomia existente entre as disciplinas de conteúdo matemático e as de conteúdo didático-pedagógico.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640333
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