A pedagogia histórico-crítica e os desafios frente à educação

  • Helloysa Bragueto Moreira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • João Batista Zanardini Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Marxismo e Educação. Pedagogia histórico-crítica

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisas realizadas no Grupo de Pesquisa HISTEDOPR– GT região Oeste do Paraná, e também de estudos para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Cascavel. Realizamos neste trabalho, uma abordagem que considera a importância da Pedagogia histórico-crítica para a educação escolar, e também a relevância da discussão acerca de seus pressupostos filosóficos, com o propósito de avançar cada vez mais em seus aspectos teóricos e práticos. Intentamos compreender o movimento desta teoria no contexto educacional, mais especificamente no estado do Paraná, tratando minimamente de sua implantação, para que a partir daí fosse possível traçarmos alguns questionamentos, reflexões e angústias que vivenciamos enquanto profissionais da educação, buscando evidenciar a Pedagogia histórico-crítica como teoria contra - hegemônica.

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Biografia do Autor

Helloysa Bragueto Moreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
João Batista Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Curso de Pedagogia. É Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004).

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Como Citar
Moreira, H. B., & Zanardini, J. B. (1). A pedagogia histórico-crítica e os desafios frente à educação. Revista HISTEDBR On-Line, 14(59), 119-128. https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640351
Seção
Artigos