Banner Portal
Fontes para a história da educação: a importância dos arquivos
PDF

Palavras-chave

Educação. História da Educação. Fontes

Como Citar

IVASHITA, Simone. Fontes para a história da educação: a importância dos arquivos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 58, p. 68–77, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i58.8640379. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640379. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este texto tem por objetivo ampliar a discussão acerca do conceito de fontes e de sua utilização nos debates da história e historiografia da educação que se avolumaram nos últimos anos devido, sobretudo, ao aumento nos cursos de pós-graduação em educação. Entendemos fonte como a matéria-prima básica do trabalhado do historiador e para tanto justificamos a importância da preservação e organização da documentação referente à educação. Na história da educação durante algum tempo recorreu-se apenas às fontes oficiais escritas, com a expansão das investigações neste campo de pesquisa, o pesquisador foi também alargando seu conceito das fontes e seus usos. A discussão aqui proposta trata primeiramente do campo da história da educação e em um segundo momento se detém na discussão das fontes e a importância dos arquivos na preservação de documentos. Conclui apresentando o Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação - LEPHE como um espaço que se destina a conservação de documentos/arquivos e memória.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640379
PDF

Referências

BLOCH, Marc. Apologia da História ou O ofício de historiador. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): A revolução da historiografia; tradução Nilo Odalia. – São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.

CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.) Domínios da História – ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 2.ed. - Rio de Janeiro; Forense Universitária, 2006.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). Pesquisa em História da Educação: perspectivas de análise, objetos e fontes. Belo Horizonte: HG edições, 1999.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). (Org.) Arquivos, fontes e novas tecnologias – questões para a história da Educação. Campinas: Autores Associados, 2000.

FEBVRE, Lucien. Combats pour l’histoire. In: LE GOFF, Jacques. História e Memória: Tradução Bernardo Leitão. 5.ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.

GONDRA, José Gonçalves (Org.) Pesquisa em História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos. Tradução de Terezinha Marinho. Rio de Janeiro. Francisco Alves, 1976.

LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História e Memória; tradução Bernardo Leitão [et al.] – 5a ed. – Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.

LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (Orgs.) Fontes, História e Historiografia da Educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. Rio de janeiro: DP&A, 2001.

MOGARRO, Maria João. Arquivo e educação: a construção da memória educativa. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, n.1, p. 71-84, 2006. Disponível em: http://sisifo.fpce.ul.pt Acesso em 27 julho de 2013.

NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Historiografia da Educação e Fontes. In: GONDRA, José Gonçalves (Org.) Pesquisa em História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 17-62.

PEREIRA, Marcia Apparecida Franco. Uma abordagem da história das instituições educacionais: a importância do arquivo escolar. In: Educação Unisinos. v. 11, n. 2. maio/ago. 2007.

PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008.

STEPHANOU, Maria e BASTOS, Maria Helena Camara. História, Memória e História da Educação. In: Histórias e Memórias da educação no Brasil, vol. III. 3.ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2009. p. 416-429.

SAVIANI, Dermeval. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. In. LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Fontes, história e historiografia da educação. Campinas (SP): Autores Associados, 2004, p. 1-12.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.