Fontes para a história da educação: a importância dos arquivos

Autores

  • Simone Ivashita Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640379

Palavras-chave:

Educação. História da Educação. Fontes

Resumo

Este texto tem por objetivo ampliar a discussão acerca do conceito de fontes e de sua utilização nos debates da história e historiografia da educação que se avolumaram nos últimos anos devido, sobretudo, ao aumento nos cursos de pós-graduação em educação. Entendemos fonte como a matéria-prima básica do trabalhado do historiador e para tanto justificamos a importância da preservação e organização da documentação referente à educação. Na história da educação durante algum tempo recorreu-se apenas às fontes oficiais escritas, com a expansão das investigações neste campo de pesquisa, o pesquisador foi também alargando seu conceito das fontes e seus usos. A discussão aqui proposta trata primeiramente do campo da história da educação e em um segundo momento se detém na discussão das fontes e a importância dos arquivos na preservação de documentos. Conclui apresentando o Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação - LEPHE como um espaço que se destina a conservação de documentos/arquivos e memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Ivashita, Universidade Estadual de Londrina

Professora do departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), doutorando em educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolve pesquisa na área de História da Educação com ênfase em instituições educativas.

Referências

BLOCH, Marc. Apologia da História ou O ofício de historiador. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): A revolução da historiografia; tradução Nilo Odalia. – São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.

CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.) Domínios da História – ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 2.ed. - Rio de Janeiro; Forense Universitária, 2006.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). Pesquisa em História da Educação: perspectivas de análise, objetos e fontes. Belo Horizonte: HG edições, 1999.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). (Org.) Arquivos, fontes e novas tecnologias – questões para a história da Educação. Campinas: Autores Associados, 2000.

FEBVRE, Lucien. Combats pour l’histoire. In: LE GOFF, Jacques. História e Memória: Tradução Bernardo Leitão. 5.ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.

GONDRA, José Gonçalves (Org.) Pesquisa em História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos. Tradução de Terezinha Marinho. Rio de Janeiro. Francisco Alves, 1976.

LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História e Memória; tradução Bernardo Leitão [et al.] – 5a ed. – Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.

LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (Orgs.) Fontes, História e Historiografia da Educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. Rio de janeiro: DP&A, 2001.

MOGARRO, Maria João. Arquivo e educação: a construção da memória educativa. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, n.1, p. 71-84, 2006. Disponível em: http://sisifo.fpce.ul.pt Acesso em 27 julho de 2013.

NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Historiografia da Educação e Fontes. In: GONDRA, José Gonçalves (Org.) Pesquisa em História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 17-62.

PEREIRA, Marcia Apparecida Franco. Uma abordagem da história das instituições educacionais: a importância do arquivo escolar. In: Educação Unisinos. v. 11, n. 2. maio/ago. 2007.

PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008.

STEPHANOU, Maria e BASTOS, Maria Helena Camara. História, Memória e História da Educação. In: Histórias e Memórias da educação no Brasil, vol. III. 3.ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2009. p. 416-429.

SAVIANI, Dermeval. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. In. LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Fontes, história e historiografia da educação. Campinas (SP): Autores Associados, 2004, p. 1-12.

Downloads

Publicado

2015-01-29

Como Citar

IVASHITA, S. Fontes para a história da educação: a importância dos arquivos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 58, p. 68–77, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i58.8640379. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640379. Acesso em: 5 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos