Banner Portal
v. 14 n. 58: set. 2014
set. 2014
Este número da Revista HISTEDBR On-line foi organizado pelo Grupo de Pesquisa História e Políticas de Educação e Formação de Professores sediado no Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGE/PUCPR).

Editorial

Maria Elisabeth Blanck Miguel
1-3
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640373
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640373

Artigos

Michel Messu
4-11
A pesquisa em ciências sociais hoje
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640374
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640374
Rodrigo Augusto de Souza
12-32
A educação hebraica segundo Theobaldo Miranda Santos
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640375
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640375
Antonio Carlos Frasson, Ademir Gebara, Luiz Alberto Pilatti
33-43
A progênie do ensino superior no interior do estado do Paraná: a faculdade de farmácia e odontologia de Ponta Grossa
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640376
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640376
Mônica Maciel Vahl, Cícera Marcelina Vieira, Eliane Peres
44-57
Contratos de livros para o ensino da leitura e da escrita do programa do livro didático para o ensino fundamental – PLIDEF (1972)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640377
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640377
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
58-67
A pedagogia histórico-crítica e a formação continuada de professores na rede municipal de ensino de Curitiba
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640378
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640378
Simone Ivashita
68-77
Fontes para a história da educação: a importância dos arquivos
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640379
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640379
Régis Henrique dos Reis Silva
78-89
Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a educação especial brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640380
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640380
Juracy Machado Pacífico, Marco Antônio Oliveira Gomes
90-114
A educação infantil em Porto Velho/RO do Século XX: história e memória
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640381
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640381
Jane Soares de Almeida
115-123
Meninos e meninas estudando juntos: os debates sobre as classes mistas nas escolas brasileiras (1890/1930)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640382
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640382
Karla Alves Tertuliano de Barros, Wolney Honório Filho
124-135
Nem marinheiros nem militares: apontamentos sobre o Colégio Izabel de Dumbazinho e a companhia de aprendizes militares em Goiás
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640383
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640383
Dinah Quesada Beck
136-150
Uniformes escolares: delineando identidades de gênero
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640384
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640384
Etienne Baldez Louzada Barbosa
151-166
Instrução e arte na escola primária do Paraná no oitocentos: proposições e efetivações (1870-1880)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640385
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640385
Rodrigo dos Santos, Angela Maria Hidalgo
167-187
A educação rural no período de 1946-1960 em Guarapuava e no Paraná
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640386
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640386
Ana Claudia Urban
188-197
O código disciplinar da didática da história nos manuais destinados à formação de professores
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640387
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640387
Fernando Rodrigues de Oliveira
198-209
História da disciplina “literatura infantil” nos cursos de formação de professores no estado de São Paulo (1947-2003)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640388
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640388
Evelyn de Almeida Orlando
210-229
A biblioteca da catequista: vestígios da circulação internacional de modelos pedagógicos nas leituras prescritas para as professoras católicas
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640389
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640389
Elisângela Zarpelon Aksenen, Maria Elisabeth Blanck Miguel
230-243
Desvelando os exames de admissão ao ginásio na educação paranaense
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640390
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640390
Henrique Klenk
244-256
Emmanuel Mounier e Paulo Freire: um estudo sobre a influência epistemológica do personalismo sobre o pensamento pedagógico de Paulo Freire
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640391
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640391
Bruno Gonçalves Borges, Décio Gatti Júnior
257-275
Os repertórios da disciplina história da educação: nobres objetivos, extensos conteúdos e a bibliografia dos manuais
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640392
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640392
Mariza Rotta, Lindomar Wessler Boneti
276-290
Educação do campo: a contribuição política e educativa da associação de estudos, orientações e assistência rural - ASSESOAR
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640393
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640393
Ana Laura Tridapalli, Maria das Dores Daros
291-303
Um colégio, uma distinção: o Colégio Aurora de Caçador, Santa Catarina, em tempos de nacionalização do ensino
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640394
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640394

Resenha

Alexandra Lima da Silva
304-307
Pelo Brasil afora: escola graduada e diferentes formas de escolarização na república
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640395
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640395

Resumo

Reginaldo Rodrigues da Costa
308-308
A capacitação e aperfeiçoamento dos professores que ensinavam matemática no estado do Paraná ao tempo do movimento da matemática moderna: 1961 a 1982
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640396
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640396
Maisa Milènne Zarur Remer
309-309
O ensino secundário público paranaense: o Ginásio Regente Feijó, Ponta Grossa (1927-1961)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640397
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640397

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640398
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640398