Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Direitos Autorais
Política de Arquivamento
Política de Acesso Aberto
Política de Retratação do Crossmark
Pareceristas
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 14 n. 58: set. 2014
v. 14 n. 58: set. 2014
Este número da Revista HISTEDBR On-line foi organizado pelo Grupo de Pesquisa História e Políticas de Educação e Formação de Professores sediado no Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGE/PUCPR).
Publicado:
2015-01-31
Editorial
Editorial
Maria Elisabeth Blanck Miguel
1-3
PDF
Artigos
A pesquisa em ciências sociais hoje
Michel Messu
4-11
PDF
A educação hebraica segundo Theobaldo Miranda Santos
Rodrigo Augusto de Souza
12-32
PDF
A progênie do ensino superior no interior do estado do Paraná: a faculdade de farmácia e odontologia de Ponta Grossa
Antonio Carlos Frasson, Ademir Gebara, Luiz Alberto Pilatti
33-43
PDF
Contratos de livros para o ensino da leitura e da escrita do programa do livro didático para o ensino fundamental – PLIDEF (1972)
Mônica Maciel Vahl, Cícera Marcelina Vieira, Eliane Peres
44-57
PDF
A pedagogia histórico-crítica e a formação continuada de professores na rede municipal de ensino de Curitiba
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
58-67
PDF
Fontes para a história da educação: a importância dos arquivos
Simone Ivashita
68-77
PDF
Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a educação especial brasileira
Régis Henrique dos Reis Silva
78-89
PDF
A educação infantil em Porto Velho/RO do Século XX: história e memória
Juracy Machado Pacífico, Marco Antônio Oliveira Gomes
90-114
PDF
Meninos e meninas estudando juntos: os debates sobre as classes mistas nas escolas brasileiras (1890/1930)
Jane Soares de Almeida
115-123
PDF
Nem marinheiros nem militares: apontamentos sobre o Colégio Izabel de Dumbazinho e a companhia de aprendizes militares em Goiás
Karla Alves Tertuliano de Barros, Wolney Honório Filho
124-135
PDF
Uniformes escolares: delineando identidades de gênero
Dinah Quesada Beck
136-150
PDF
Instrução e arte na escola primária do Paraná no oitocentos: proposições e efetivações (1870-1880)
Etienne Baldez Louzada Barbosa
151-166
PDF
A educação rural no período de 1946-1960 em Guarapuava e no Paraná
Rodrigo dos Santos, Angela Maria Hidalgo
167-187
PDF
O código disciplinar da didática da história nos manuais destinados à formação de professores
Ana Claudia Urban
188-197
PDF
História da disciplina “literatura infantil” nos cursos de formação de professores no estado de São Paulo (1947-2003)
Fernando Rodrigues de Oliveira
198-209
PDF
A biblioteca da catequista: vestígios da circulação internacional de modelos pedagógicos nas leituras prescritas para as professoras católicas
Evelyn de Almeida Orlando
210-229
PDF
Desvelando os exames de admissão ao ginásio na educação paranaense
Elisângela Zarpelon Aksenen, Maria Elisabeth Blanck Miguel
230-243
PDF
Emmanuel Mounier e Paulo Freire: um estudo sobre a influência epistemológica do personalismo sobre o pensamento pedagógico de Paulo Freire
Henrique Klenk
244-256
PDF
Os repertórios da disciplina história da educação: nobres objetivos, extensos conteúdos e a bibliografia dos manuais
Bruno Gonçalves Borges, Décio Gatti Júnior
257-275
PDF
Educação do campo: a contribuição política e educativa da associação de estudos, orientações e assistência rural - ASSESOAR
Mariza Rotta, Lindomar Wessler Boneti
276-290
PDF
Um colégio, uma distinção: o Colégio Aurora de Caçador, Santa Catarina, em tempos de nacionalização do ensino
Ana Laura Tridapalli, Maria das Dores Daros
291-303
PDF
Resenha
Pelo Brasil afora: escola graduada e diferentes formas de escolarização na república
Alexandra Lima da Silva
304-307
PDF
Resumo
A capacitação e aperfeiçoamento dos professores que ensinavam matemática no estado do Paraná ao tempo do movimento da matemática moderna: 1961 a 1982
Reginaldo Rodrigues da Costa
308-308
PDF
O ensino secundário público paranaense: o Ginásio Regente Feijó, Ponta Grossa (1927-1961)
Maisa Milènne Zarur Remer
309-309
PDF
Expediente
Expediente
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
10855
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
5091
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
2488
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
2244
Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil
2015
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários