Resumo
O texto que segue apresenta argumentos que consideram a existência de um código disciplinar da Didática da História que foi constituído historicamente, agregou ideias sobre o que é ensinar e aprender, sugeriu regras e identificou conteúdos voltados à formação do professor. A intenção é apresentar elementos da natureza do código disciplinar da Didática da História presente particularmente nos manuais voltados à formação de professores. Os manuais, entendidos como “textos visíveis”, permitem comprovar que, historicamente, foi construída uma forma de pensar o ensino e a aprendizagem em História e, por certo, essa forma de pensar influenciou tanto a formação quanto a prática de professores. A partir de uma seleção prévia de manuais, foi investigado como a relação entre o ensinar e o aprender História foi pensado e construído, independentemente de sua nomenclatura. Buscou-se identificar as formas de pensar o ensino, a aprendizagem, as rotinas que envolvem a prática do professor. Os manuais foram tomados como fontes de investigação, primeiramente por entendê-los como “fontes visíveis” do código disciplinar da História, segundo a conceituação discutida pelo pesquisador Raimundo Cuesta Fernandez (1988).
Referências
ABREU, Martha e SOIHET, Rachel. (org.) Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – 1o e 2o ciclos. História, Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CADES - Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário. Apostilas de Didática Especial de História. Ministério da Educação e Cultura – MEC. 1959.
CASTRO, Amélia Americano Franco Domingues de. Princípios do método no Ensino de História. 137 f. Tese (Doutorado em Didática Geral e Especial) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1952.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n.2, 1990, p. 177-229.
CUESTA FERNANDEZ, Raimundo. Sociogénesis de una disciplina escolar: la Historia. Barcelona: Ediciones Pomares-Corredor, 1997.
CUESTA FERNANDEZ, Raimundo. Clío en las aulas – la enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y rutinas. Madrid. Ediciones Akal, 1998.
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História ensinada. Campinas, SP: Papirus, 1993.
FREITAS, Itamar. A Pedagogia da História de Murilo Mendes (São Paulo 1935). In: Sæculum - Revista de História [11]; João Pessoa, ago./ dez. 2004. p. 162-175.
GUEDES, João Alfredo Libanio. Curso de Didática da História. Rio de Janeiro: J.Ozon Editor, 1963.
LEITE, Miriam Moreira. O ensino da História no primário e no ginásio. São Paulo: Editora Cultrix, 1969.
NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. In: Revista Brasileira de História. São Paulo. V.13, no 26/26. set 92/ago/93. p.143-162.
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias. O Direito ao Passado: uma discussão necessária à formação do profissional de História. Recife. 2003. 291 f. (Tese de Doutorado) Universidade Federal de Pernambuco.
PINSKY, Jaime (org.) O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. História com Pedagogia: a contribuição da obra de Jonathas Serrano na construção do código disciplinar da História no Brasil. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, no 48, p.189-211. 2004
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Estado e construção do código disciplinar da Didática da História. In: Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 2, jul./dez. 2006. p. 709-729.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora, e CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004, Coleção: Pensamento e Ação no Magistério.
SILVA, Marco A. (org.) Repensando a História. 2 ed. Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH – Núcleo de São Paulo). São Paulo, Editora Marco Zero, 1982.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.