Banner Portal
A educação rural no período de 1946-1960 em Guarapuava e no Paraná
PDF

Palavras-chave

Desenvolvimentismo. Guarapuava. Políticas Educacionais

Como Citar

SANTOS, Rodrigo dos; HIDALGO, Angela Maria. A educação rural no período de 1946-1960 em Guarapuava e no Paraná. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 58, p. 167–187, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i58.8640386. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640386. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O artigo analisa a Educação Rural no Estado do Paraná, nas duas gestões do governador do Paraná, Moysés Lupion. Identifica-se que, nos anos 1946-1950 e 1956-1960, se instalou um programa educacional denominado desenvolvimento de comunidade, cujo componente principal foi a educação rural. Nesta fase, havia uma preocupação com o campo, que se intensificou nos mandatos de Lupion.  Na região de Guarapuava foram investidos recursos do governo federal e estadual para a expansão das escolas rurais, inclusive para a instalação de uma instituição secundária de formação de professores.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640386
PDF

Referências

AMARAL, Mari Lucia do; HEROLD JUNIOR, Carlos. Representações sobre a relação entre educação e modernização em Guarapuava entre 1930 e 1960. Revista Histedbr On-line, Campinas, n. 38, p.36-48, jun. 2010. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/38/art04_38.pdf. Acesso em: 17 fev. 2012.

AMMANN, Safira Bezerra. Ideologia do Desenvolvimento de Comunidade no Brasil. São Paulo: Cortez, 1997.

BARREIRO, Edson. Políticas Educacionais e escolas rurais no Paraná 1930-2005. Maringá: UEM, 2007. 107p. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Estadual de Maringá.

BARREIRO, Iraide Marques de Freitas. Educação rural capitalista: a contradição entre a educação modernizadora e a educação de classe popular na Campanha Nacional de Educação Rural. Campinas: UNICAMP, 1989. 293p. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas.

BEZERRA NETO, Luiz & SANTOS BEZERRA, Maria Cristina. A importância do materialismo histórico na formação do Educador do campo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p.251-272, ago.2010.

BIELSHOWSKI, Ricardo. Pensamento econômico brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educação Saúde. Rio de Janeiro, v.7. n.1, p. 35-64, mar./jun.2009.

CARONE, Edgard. A República Liberal II: evolução política (1945-1964). Difel, 1985.

CPDOC. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Educação Rural, Mesa Redonda. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1951. Documento Mimeo.

DE BONI, Maria Ignês Mancini. Erasmo Pilotto e as Escolas Normais Regionais no Paraná. Universidade Tecnológica do Paraná, 2007. Disponível em http://www.utp.br/cadernos_de_pesquisa/pdfs/cad_pesq4/13_erasmo_pilotto_cp4.pdf. Acesso em 21 de out. 2013.

FOLHA DO OESTE. 26 de Junho de 1946.

FOLHA DO OESTE. 13 de Março de 1949.

FOLHA DO OESTE. 12 de junho de 1949.

FOLHA DO OESTE. 15 de Janeiro de 1950.

FOLHA DO OESTE. 26 de fevereiro de 1950.

FURTADO, Celso. O Capitalismo Global. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

HELLER, Milton Ivan; DUARTE, Maria de Los Angeles González. Memórias de 1964 no Paraná. Curitiba: Imprensa Oficial, 2000.

HUXLEY, Julien. Carta a Anísio Teixeira, Nova Iorque, 12 jun. 1946. Carta publicada em VIANA FILHO, Luís. Anísio Teixeira: a polêmica da educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 105-106. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/cartas/huxley.htm. Acesso: 25 Nov. 2011.

IANNI, Octavio. 4. A formação do proletariado rural no Brasil – 1971. In: STEDILE, João Pedro (org.). A Questão agrária no Brasil: O debate na esquerda- 1960-1980. Expressão Popular. São Paulo: 2005.

INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO - IPARDES. O Paraná reinventado: política e governo. 2 ed. IPARDES, Curitiba, 2006.

LEITE, Sérgio Celani. Escola Rural: urbanização e políticas educacionais. Editora Cortez. São Paulo: 2002.

MENDONÇA, Ana W; XAVIER, Libânia. INEP no contexto das políticas do MEC (1950/1960). Disoponível em: http://www.educacao.ufrj.br/artigos/n1/numero1-artigo6.pdf. Acesso 28 nov. 2011.

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A Formação do Professor e a Organização Social do Trabalho. Curitiba: ED. da UFPR, 1997.

MORAIS, Clodomir Santos de. I- História das Ligas Camponesas do Brasil -1969.In:

STEDILE, João Pedro (org.). A Questão agrária no Brasil: História e natureza das Ligas Camponesas 1954-1964. Expressão Popular. São Paulo: 2006.

OLIVEIRA, Francisco. Crítica à razão dualista: o ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.

PAIVA, Vanilda. História da educação popular do Brasil: educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 2003.

PARANA. Mensagem apresentada à Assembléia Legislativa do Estado por ocasião da abertura da Sessão Ordinária de 1950 pelo Senhor Moysés Lupion, Governador do Paraná. Curitiba, 1950. Disponível em: http://www.arquivopublico.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/Ano_1950_MFN_942.pdf Acessado em 13 dez 2011.

______. Mensagem apresentada à Assembléia Legislativa do Estado por ocasião da abertura da 1a. Sessão Ordinária da 2a. Legislatura pelo Senhor Bento Munhoz, Governador do Paraná, em 01/05/1951. Disponível em : http://www.arquivopublico.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/Ano_1951_MFN_944.pdf Acessado em: 11 jan 2012.

______. Mensagem apresentada à Assembléia Legislativa do Estado por ocasião da abertura da 1a. Sessão Legislativa Ordinária de 1956 pelo Senhor Moysés Lupion, Governador do Paraná. Disponível em: http://www.arquivopublico.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/Ano_1956_MFN_945.pdf Acessado em 13 dez 2011.

_____.Mensagem apresentada a Assembléia Legislativa do Estado por ocasião da abertura da 3a. Sessão Ordinária da 4a. Legislatura pelo Senhor Ney Aminthas de Barros Braga, Governador do Estado, em 01/05/1961. Disponível em: http://www.arquivopublico.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/Mensagem_1961_Governo_MFN_1663.pdf Acessado em 13 dez 2011.

POHL DA SILVA, Walderez. De Lustosa a João do Planalto: A Arte Política na Cidade de Guarapuava (1930- 1970). Guarapuava: Editora Unicentro, 2010

POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

RIBEIRO, Marlene. Educação popular: um projeto coletivo dos movimentos sociais populares. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, 41-67, jan./jun. 2008.

RODRIGUES, Neidson. Estado, Educação e Desenvolvimento Econômico. Editora Cortez. São Paulo: 1987.

SAVIANI, Dermeval. História das Idéias Pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

SERRA, Elpídio. A posse da Terra e os Conflitos Rurais no Paraná. In: SAQUET, Aurélio; SANTOS, Roseli Alves dos (org.). Geografia agrária, território e desenvolvimento. Expressão Popular. São Paulo: 2010.

SILVA, Márcia da. Análise política do território: poder e desenvolvimento no Centro-Sul do Paraná. Guarapuava: Unicentro, 2007

SOUZA, Claudia de Moraes. Discursos intolerantes: o lugar da política na educação rural e a representação do camponês analfabeto. Disponível em: http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/.../rural.pdf. Acesso: 10 nov. 2010.

TEMBIL, Márcia. Em busca da cidade moderna: Guarapuava... recompondo histórias, tecendo memórias. Guarapuava: Unicentro, 2007.

UNIÃO PANAMERICANA. Documento do Seminário Regional de Educación en la América Latina. Departamento de Assuntos Culturales da Unión Paranamericana: Caracas, 1949.

VAZ, Raul. Moysés Lupion: a verdade. Curitiba: Paratodos, 1986.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.