Resumo
O texto permeia caminhos que levam à Região Sudoeste do Paraná, palco de questões conflituosas vinculadas à posse da terra, haja vista que as características geográficas da região sul propiciaram maior concentração de agricultores familiares em tais regiões. Em meio à ordem dos fatos, observa-se a configuração de um panorama que serviu de cenário para organização e estruturação da ASSESOAR. A entidade trabalha em prol do desenvolvimento e da permanência do homem do campo no campo, por meio de acordos, parcerias e planejamento com instituições não governamentais de ordem nacional e internacional, bem como com a comunidade local, universidades e instituições religiosas. A partir de um perfil multidisciplinar, a Assesoar visualiza proposta de formação pautada em novos delineamentos educativos para os povos do campo. Ela traduz, em sua perspectiva epistemológica e social, elementos essenciais para o processo de interpretação, além de contribuir para a compreensão de questões que constituem e transformam a realidade do campo.
Referências
ASSESOAR. Avaliação Final Projeto Vida na Roça. Francisco Beltrão – Paraná, 1998.
ASSESOAR. História da ASSESOAR. 1998a. Disponível em: http://assesoar.org.br/?page_id=25. Acesso em 20/09/2014.
ASSESOAR. FACIBEL, STRs. 1957-1997: a Revolta dos Colonos. De olho no passado e pés no futuro. Francisco Beltrão: Grafit, 1997.
ASSESOAR. 25 anos construindo Alternativas Populares. Francisco Beltrão, PR, 1990
ASSESOAR. Plano Trienal 2011 – 2014 (01 de março de 2011 a 31 de dezembro de 2014). 2010.
ASSESOAR. Relatório de Avaliação da ASSESOAR. Francisco Beltrão – PR, 2007. Disponível em: assesoar.org.br/arquivos/TAP000051.htm # acesso 10/07/2011.
DUARTE, V.P. Escolas públicas no campo, problemáticas e perspectivas: um estudo a partir do Projeto Vida na Roça. Francisco Beltrão: ASSESOAR, 2003.
GOMES, Iria Zanoni. 1957: a Revolta dos Posseiros. Curitiba: Criar Edições Ltda., 1986.
GRAMSCI, A. Caderno 12: apontamentos e notas esparsas para um conjunto de ensaios sobre a história dos intelectuais. 101 p. Tradução, apresentação e comentário de Paolo Nosella. São Carlos: UFSCAR, 1979. Documento Inédito.
JOÃO XXIII, SUA SANTIDADE. Carta Encíclica Mater Et Magistra - 1961: a recente evolução da questão socialà luz da doutrina cristã Disponível em: http://www.vatican.va/holy_father/john_xxiii/encyclicals/documents/hf_j-xxiii_enc_15051961_mater_po.html. Acesso em: 20/09/2014.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã (Feuerbach). 11 ed. São Paulo: Hucitec, 1999. [tradução de José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira].
MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A formação do professor para as escolas rurais no Paraná no contexto das políticas de educação nacionais e internacionais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.43, p. 21-31, set2011 - ISSN: 1676-2584
RITS. Rede de informações para o terceiro setor. Disponível em: http://www.rits.org.br/gestao_teste/ge_testes/ge_mat01_aginter.cfm #. Acesso em: 10/07/2011.
SCHELLING, Vivian. A presença do povo na cultura brasileira. Campinas: Editora da UNICAMP, 1991. Vanderlinde, Tarcísio. A construção de uma nova paisagem. Revista Varia Scientia. v. 02, n. 02, p. 143-152, 2002.
VERONESE, Claudino Domingos. O papel pedagógico da ASSESOAR no apoio à construção da cidadania dos ex-posseiros do Sudoeste do Paraná. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Ijuí. Ijuí/RS, 1998. 244p.
WACHOWICZ, Ruy Christovam. Paraná, Sudoeste: ocupação e colonização. Curitiba: Lítero Técnica, 1985.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.