Educação do campo: a contribuição política e educativa da associação de estudos, orientações e assistência rural - ASSESOAR

Autores

  • Mariza Rotta UNOCHAPECO / PUCPR
  • Lindomar Wessler Boneti PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640393

Palavras-chave:

ASSESOAR. Educação do campo. Articulações sociais

Resumo

O texto permeia caminhos que levam à Região Sudoeste do Paraná, palco de questões conflituosas vinculadas à posse da terra, haja vista que as características geográficas da região sul propiciaram maior concentração de agricultores familiares em tais regiões. Em meio à ordem dos fatos, observa-se a configuração de um panorama que serviu de cenário para organização e estruturação da ASSESOAR. A entidade trabalha em prol do desenvolvimento e da permanência do homem do campo no campo, por meio de acordos, parcerias e planejamento com instituições não governamentais de ordem nacional e internacional, bem como com a comunidade local, universidades e instituições religiosas. A partir de um perfil multidisciplinar, a Assesoar visualiza proposta de formação pautada em novos delineamentos educativos para os povos do campo. Ela traduz, em sua perspectiva epistemológica e social, elementos essenciais para o processo de interpretação, além de contribuir para a compreensão de questões que constituem e transformam a realidade do campo.

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Biografia do Autor

Mariza Rotta, UNOCHAPECO / PUCPR

Doutoranda em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/PUCPR

Lindomar Wessler Boneti, PUCPR

Professor e Pesquisador do Curso de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

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Como Citar

ROTTA, M.; BONETI, L. W. Educação do campo: a contribuição política e educativa da associação de estudos, orientações e assistência rural - ASSESOAR. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 58, p. 276–290, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i58.8640393. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640393. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos