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Desvelando os exames de admissão ao ginásio na educação paranaense
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Palavras-chave

Exames de Admissão ao Ginásio. Paraná. Matemática

Como Citar

AKSENEN, Elisângela Zarpelon; MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. Desvelando os exames de admissão ao ginásio na educação paranaense. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 58, p. 230–243, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i58.8640390. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640390. Acesso em: 9 nov. 2024.

Resumo

O estudo aqui apresentado pretende compreender como funcionaram os exames de admissão ao ginásio na realidade educacional paranaense. Por meio do Decreto nº 19.890 de 18 de abril de 1931, como parte da Reforma Francisco Campos, tais exames tornaram-se obrigatórios nas escolas de todo o Brasil até o ano de 1971 e marcaram um período histórico de restrição no acesso ao ginásio. A análise da legislação, o estudo da situação econômica, social e política do Paraná, articulada ao contexto nacional e o papel dos exames na realidade educacional paranaense situam a abordagem aqui apresentada. Entendemos que o contato com as fontes cria a possibilidade de reconstruir o passado, que somente será compreendido quando articulado ao contexto no qual foi produzido (BLOCH, 2001). Apontamos elementos da legislação, a análise do momento histórico no qual os exames de admissão estão inseridos, as orientações para as provas de matemática e procuramos desvelar o papel de tais exames na realidade educacional brasileira e paranaense. Percebemos, ao longo do período em que os exames de admissão ao ginásio foram aplicados, algumas mudanças estruturais regulamentadas e principalmente, um dispositivo de controle e poder devido ao seu caráter extremamente seletivo.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640390
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Referências

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