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História da disciplina “literatura infantil” nos cursos de formação de professores no estado de São Paulo (1947-2003)
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Palavras-chave

Disciplinas Escolares. Literatura infantil. Formação de professores. História da Educação

Como Citar

História da disciplina “literatura infantil” nos cursos de formação de professores no estado de São Paulo (1947-2003). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 58, p. 198–209, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i58.8640388. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640388. Acesso em: 20 maio. 2025.

Resumo

Com os objetivos de contribuir para a compreensão da história do ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores brasileiros e contribuir para a compreensão de aspectos ainda pouco explorados da história das disciplinas escolares, focaliza, neste artigo, aspectos do modo como foi prescrito e organizado o ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, no período compreendido entre 1947 e 2003, datas, respectivamente, da primeira e da última vez em que se constata a presença da matéria/disciplina “Literatura infantil” nos currículos desses cursos. Para tanto, mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, reuniu-se diferentes documentos sobre a formação de professores e sobre o “ensinar a ensinar” literatura infantil no estado de São Paulo. A análise desses documentos possibilitou compreender aspectos importantes da história da disciplina “literatura infantil” no âmbito da história da formação de professores, como a sua contribuição para a conformação de práticas desse ensino ainda em vigência no Brasil
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