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História da disciplina “literatura infantil” nos cursos de formação de professores no estado de São Paulo (1947-2003)
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Palavras-chave

Disciplinas Escolares. Literatura infantil. Formação de professores. História da Educação

Como Citar

OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de. História da disciplina “literatura infantil” nos cursos de formação de professores no estado de São Paulo (1947-2003). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 58, p. 198–209, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i58.8640388. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640388. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Com os objetivos de contribuir para a compreensão da história do ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores brasileiros e contribuir para a compreensão de aspectos ainda pouco explorados da história das disciplinas escolares, focaliza, neste artigo, aspectos do modo como foi prescrito e organizado o ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, no período compreendido entre 1947 e 2003, datas, respectivamente, da primeira e da última vez em que se constata a presença da matéria/disciplina “Literatura infantil” nos currículos desses cursos. Para tanto, mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, reuniu-se diferentes documentos sobre a formação de professores e sobre o “ensinar a ensinar” literatura infantil no estado de São Paulo. A análise desses documentos possibilitou compreender aspectos importantes da história da disciplina “literatura infantil” no âmbito da história da formação de professores, como a sua contribuição para a conformação de práticas desse ensino ainda em vigência no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640388
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