A pedagogia histórico-crítica e a formação continuada de professores na rede municipal de ensino de Curitiba

Autores

  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640378

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica. Formação continuada. Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Resumo

O artigo tem por objeto discutir as políticas públicas de formação continuada dos professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, no período 1963-1996, tema que vem sendo estudadona linha de pesquisa “História e Políticas da Educação”, do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O recorte histórico ora selecionado abrange o período 1986-1989, relativo à gestão do prefeito Roberto Requião, quando se implantou o 4º Plano Educacional, inspirado nas ideias pedagógicas de Saviani. O objetivo do trabalho, portanto, é refletir sobre as implicações daadoção da pedagogia histórico-crítica na formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, nesse período. Do ponto de vista metodológico, trata-se de pesquisa de caráter documental, que teve apoio em relatórios disponíveis no Arquivo da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, contando com a contribuição teórica de Mello (1995) e Saviani (2008), entre outros. Os resultados obtidos evidenciaram a ênfase da formação continuada dos professores voltada ao desenvolvimento das competências técnicas e políticas necessárias à execução da proposta pedagógica implantada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, PUCPR

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora de cursos de especialização da Universidade Federal do Paraná (PECCA) e da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP).

Referências

CURITIBA. Relatório geral de atividades. Divisão de Treinamento Pedagógico. Diretoria de Educação. Prefeitura Municipal de Curitiba. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1983.

CURITIBA. Plano de educação do município. Gestão 1986/1988. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1986.

CURITIBA. Políticas (?). Secretaria Municipal da Educação. Prefeitura Municipal de Curitiba. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1987.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana.Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

FARGE, A. O sabor do arquivo. Trad. Fátima Murad. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

GOHN, M. da G. Movimentos sociais e luta pela moradia. São Paulo: Loyola, 1991.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

KOOGAN/HOUAISS. Enciclopédia e dicionário. Ilustrado. Rio de Janeiro: Edições Delta, 1994.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MELLO, G. N. de. Magistério de 1o grau: da competência técnica ao compromisso político. São Paulo: Cortez, 1995.

MIGUEL, M. E. B.; VIEIRA, A. M. D. P. As políticas educacionais da Rede Municipal de Educação de Curitiba e a implantação de novas práticas nas escolas (1963-1996). CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 4, 2006, Goiânia. Anais... Goiânia, 2006. 1 CD-ROM.

PROST, A. Doze lições sobre a história. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1986.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção educação contemporânea).

TOMACHESKI, E. G. B. A trajetória da educação matemática na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: do currículo pensado ao vivido. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 2003.

Downloads

Como Citar

VIEIRA, A. M. D. P. A pedagogia histórico-crítica e a formação continuada de professores na rede municipal de ensino de Curitiba. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 58, p. 58–67, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i58.8640378. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640378. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos