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A pedagogia histórico-crítica e a formação continuada de professores na rede municipal de ensino de Curitiba
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Palavras-chave

Pedagogia histórico-crítica. Formação continuada. Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Como Citar

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. A pedagogia histórico-crítica e a formação continuada de professores na rede municipal de ensino de Curitiba. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 58, p. 58–67, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i58.8640378. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640378. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo tem por objeto discutir as políticas públicas de formação continuada dos professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, no período 1963-1996, tema que vem sendo estudadona linha de pesquisa “História e Políticas da Educação”, do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O recorte histórico ora selecionado abrange o período 1986-1989, relativo à gestão do prefeito Roberto Requião, quando se implantou o 4º Plano Educacional, inspirado nas ideias pedagógicas de Saviani. O objetivo do trabalho, portanto, é refletir sobre as implicações daadoção da pedagogia histórico-crítica na formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, nesse período. Do ponto de vista metodológico, trata-se de pesquisa de caráter documental, que teve apoio em relatórios disponíveis no Arquivo da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, contando com a contribuição teórica de Mello (1995) e Saviani (2008), entre outros. Os resultados obtidos evidenciaram a ênfase da formação continuada dos professores voltada ao desenvolvimento das competências técnicas e políticas necessárias à execução da proposta pedagógica implantada.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640378
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