Os repertórios da disciplina história da educação: nobres objetivos, extensos conteúdos e a bibliografia dos manuais

  • Bruno Gonçalves Borges Departamento de Educação, Universidade Federal de Goiás, Câmpus Catalão - UFG/CAC
  • Décio Gatti Júnior Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: História da Educação, disciplina. Planos de curso. Pedagogia, Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar a história disciplinar da História da Educação no espaço da formação de professores e profissionais da educação na Universidade Federal de Uberlândia. A necessidade em compreender as finalidades ideais e reais assumidas pelo ensino de História da Educação ao longo do tempo na instituição configurou o problema motivador dessa investigação. O texto a seguir, traz considerações acerca dos repertórios da disciplina do ponto de vista ideal ou programático. Assim, aborda as condições encontradas e as características fundamentais dos objetivos do ensino, dos conteúdos a serem ensinados e da listagem bibliográfica indicada aos estudantes presentes nos planos de curso levantados que correspondem ao período compreendido entre 1961 e o ano 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Gonçalves Borges, Departamento de Educação, Universidade Federal de Goiás, Câmpus Catalão - UFG/CAC
Mestre em Educação, linha de pesquisa História e Historiografia da Educação (UFU). Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Goiás, Câmpus Catalão. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Disciplina História da Educação (GEPEDHE). Atua como professor na formação de professores com as disciplinas Filosofia da Educação e Fundamentos Filosóficos Socio-Históricos da Educação
Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica, com estágio de pós-doutorado concluído na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor de História da Educação na Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

BOLLNOW, O. F. Prólogo da edição argentina. In: W. F. DILTHEY, Fundamentos de un sistema de pedagogia. Buenos Aires: Losada, 1940, p. 7-10.

BONTEMPI JR, B. O ensino e a pesquisa em História da Educação Brasileira na Cadeira de Filosofia e História da Educação (1933-1962). História da Educação , 2007, 79-105.

FARIA FILHO, L. M., & RODRIGUES, J. R. A história da educação programada. uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia da Belo Horizonte. Revista Brasileira de História da Educação , 2003, 159-175.

GATTI JR, D. Intelectuais e circulação internacional de ideias na construção da disciplina História da Educação no Brasil (1955-2008). In: M. M. CARVALHO, & D. GATTI

JÚNIOR, O ensino de História da Educação (pp. 47-93). Vitória, ES: EDUFS, 2011.

MAGALHÃES, J. Fazer e ensinar História da Educação. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2003.

MARROU, H. I. História da Educação na Antiguidade. São Paulo: EPU, 1975.

MONARCHA, C. Práticas de Escrita da História da Educação: o tema da Escola Nova nos manuais de autores brasileiros. In: D. GATTI JÚNIOR, C. MONARCHA, & M. H.

BASTOS, O ensino de História da Educação em perspectiva internacional. Uberlândia: Edufu, 2009, p. 65-94.

NÓVOA, A. História da Educação: novos sentidos, velhos problemas. In: J. (. MAGALHÃES, Fazer e ensinar História da Educação. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 1996, p. 35-54.

NUNES, C. Ensino e historiografia da educação. problematização de uma hipótese. Revista Brasileira de Educação , 1996, p. 67-79.

NUNES, C. O ensino da História da Educação e a produção de sentidos na sala de aula. Revista Brasileira de História da Educação. v. 6, 2003, 115-157.

REIS, J. C. História e Teoria. historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006.

SANTOS, M. T. Perfil da História da Educação: conflitos entre o empobrecimento efectivo e o potencial objectivo. In: J. PINTASSILGO, L. ALVES, L. CORREIA, & M.

FELGUEIRAS, A História da Educação em Portugal: balanços e perspectivas. Porto: Asa, 2007, p. 229-256.

SILVA, J. C., & Gondra, J. G. Textbooks in the History of Education: notas para se pensar as narrativas de Paul Monroe, Stephen Duggan e Afrânio Peixoto. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , 2011, p. 702-722.

SOUZA, S. T.; RIBEIRO, B. O. L. Ensino de História da Educação no Brasil: reflexões sobre o perfil de professores e suas metodologias. História da Educação – RHE. v.16 n.36 jan./abr. 2012, p. 60-76.

TEXAS STATE HISTORICAL ASSOCIATION. Eby, Frederick – 1968. [biografia] Disponível em http://www.tshaonline.org/handbook/online/articles/feb03 Acesso em 13/11/2012.

WARDE, M. J. Questões teóricas e de método: a história da educação nos marcos de uma história das disciplinas. In: D. SAVIANI, J. C. LOMBARDI, & J. L. SANFELICE, História e História da Educação: o debate teórico metodológico atual. Campinas: Autores Associados, 1998, p. 88-99.

WARDE, M; CARVALHO, M. M. Política e cultura na produção na produção da História da Educação no Brasil. Contemporaneidade e Educação , 2000, p. 9-33.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, Planos de curso da disciplina História da Educação, 1961-1969; 1970-1977; 1978-2000

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, Revista comemorativa do jubileu de prata da FFCLU. Uberlândia, 1985.

Publicado
2015-01-29
Como Citar
Borges, B. G., & Gatti Júnior, D. (2015). Os repertórios da disciplina história da educação: nobres objetivos, extensos conteúdos e a bibliografia dos manuais. Revista HISTEDBR On-Line, 14(58), 257-275. https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640392
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)