Banner Portal
Dermeval Saviani e sua “história das ideias pedagógicas no Brasil”: em busca da compreensão de um autor e de uma obra
PDF

Palavras-chave

Dermeval Saviani. História das ideias pedagógicas. História da educação

Como Citar

SILVA, Joseane de Fátima Machado. Dermeval Saviani e sua “história das ideias pedagógicas no Brasil”: em busca da compreensão de um autor e de uma obra. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 57, p. 32–50, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i57.8640402. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640402. Acesso em: 8 out. 2024.

Resumo

O presente texto pretende compreender a escrita da obra Histórias das ideias pedagógicas no Brasil através da análise dos aspectos intratextuais, extratextuais e intertextuais percebidos na conjuntura histórica da vida do autor e de produção da obra. Nesse sentido, o texto aborda a vida de Dermeval Saviani: a família, a infância e os estudos; a vida profissional e acadêmica: atividades profissionais, produções e publicações; a obra História das Ideias Pedagógicas no Brasil: a compreensão de uma produção intelectual; e conclui com os apontamentos finais. A intenção da análise não é recontar a obra, tampouco julgar se as ideias do autor estão adequadas ou inadequadas, mas ir além, compreender as razões de tais ideias, suas estratégias teóricas e metodológicas, assim também como os discursos que utilizou no intento de alcançar os seus objetivos.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640402
PDF

Referências

BRANDÃO, Zaia. A Intelligentsia educacional – Um percurso com Paschoal Lemme por entre as memórias e as histórias da Escola Nova no Brasil. Bragança Paulista: IFAN-CDAPH. Editora da Universidade São Francisco/EDUSF, 1999.

BONTEMPI JUNIOR, Bruno. História da Educação Brasileira: o terreno do consenso. In: FREITAS, Marcos Cezar (Org.). Memória intelectual da Educação Brasileira. Bragança Paulista: EDUSF, 1999.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

EDITORA EDUCACIONAL BRASILEIRA S.A. Moderno dicionário enciclopédico Brasileiro. Curitiba: Editora Educacional Brasileira S.A, 1986.

FOUCAULT, Michel. Verdade e Poder. In: Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2004.

GHIRALDELLI JR, Paulo. As ideias pedagógicas historiadas por Saviani. Disponível em http://ghiraldelli.wordpress.com/2008/02/09/as-ideias-pedagogicas-historiadas-por-saviani/. Acesso em 05/12/2011.

LUFT, Celso Pedro. Minidicionário Luft. São Paulo: Ática, 2000.

NUNES, Clarice. Ensino e historiografia da educação: problematização de uma hipótese. Revista Brasileira de Educação, n. 01, p. 67-79, 1996.

PEIXOTO, Afrânio. Noções de História da Educação. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1933.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2a ed., 2008. (Coleção Memória da Educação)

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teoria da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 41a ed., 2009. (Coleção Polêmicas de nosso tempo; 5)

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985. Ensino, Pesquisa e organização na formação do campo da história da educação brasileira. In: MONARCA (org.); Nóvoa (prefácio). História da Educação Brasileira, Ijuí: Unijuí, 2005. (Coleção fronteiras da Educação)

SAVIANI, Dermeval. Autobiografia. Disponível em http://www.fae.unicamp.br/dermeval. Acesso em 01/12/2011.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. Resenha de: ALVES, G. L. Revista brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 173-178, jan./abr. 2008.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. Resenha de: GONÇALVES, M. D. S. Cadernos de Pesquisa, v.39, n. 136, p. 320-323, jan./abr. 2009.

VIDAL, Diana Gonçalves (org.). Dermeval Saviani: pesquisador, professor e Educador. Belo Horizonte: Autêntica/Autores Associados, 2001. (Coleção Perfis da Educação; 3)

VIEIRA, Carlos Eduardo. Cultura e formação humana no pensamento de Antonio Gramsci. Educ. Pesqui. [online]. 1999, vol.25, n.1, pp. 51-66. ISSN 1517-9702.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.