Dermeval Saviani e sua “história das ideias pedagógicas no Brasil”: em busca da compreensão de um autor e de uma obra

  • Joseane de Fátima Machado Silva UFPR
Palavras-chave: Dermeval Saviani. História das ideias pedagógicas. História da educação

Resumo

O presente texto pretende compreender a escrita da obra Histórias das ideias pedagógicas no Brasil através da análise dos aspectos intratextuais, extratextuais e intertextuais percebidos na conjuntura histórica da vida do autor e de produção da obra. Nesse sentido, o texto aborda a vida de Dermeval Saviani: a família, a infância e os estudos; a vida profissional e acadêmica: atividades profissionais, produções e publicações; a obra História das Ideias Pedagógicas no Brasil: a compreensão de uma produção intelectual; e conclui com os apontamentos finais. A intenção da análise não é recontar a obra, tampouco julgar se as ideias do autor estão adequadas ou inadequadas, mas ir além, compreender as razões de tais ideias, suas estratégias teóricas e metodológicas, assim também como os discursos que utilizou no intento de alcançar os seus objetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseane de Fátima Machado Silva, UFPR

Doutoranda em Educação na linha de História e Historiografia da Educação na Universidade Federal do Paraná. Atua como professora e pedagoga na Secretaria Municipal de Educação de Curitiba com formação continuada de professores, pedagogos e diretores.

Referências

BRANDÃO, Zaia. A Intelligentsia educacional – Um percurso com Paschoal Lemme por entre as memórias e as histórias da Escola Nova no Brasil. Bragança Paulista: IFAN-CDAPH. Editora da Universidade São Francisco/EDUSF, 1999.

BONTEMPI JUNIOR, Bruno. História da Educação Brasileira: o terreno do consenso. In: FREITAS, Marcos Cezar (Org.). Memória intelectual da Educação Brasileira. Bragança Paulista: EDUSF, 1999.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

EDITORA EDUCACIONAL BRASILEIRA S.A. Moderno dicionário enciclopédico Brasileiro. Curitiba: Editora Educacional Brasileira S.A, 1986.

FOUCAULT, Michel. Verdade e Poder. In: Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2004.

GHIRALDELLI JR, Paulo. As ideias pedagógicas historiadas por Saviani. Disponível em http://ghiraldelli.wordpress.com/2008/02/09/as-ideias-pedagogicas-historiadas-por-saviani/. Acesso em 05/12/2011.

LUFT, Celso Pedro. Minidicionário Luft. São Paulo: Ática, 2000.

NUNES, Clarice. Ensino e historiografia da educação: problematização de uma hipótese. Revista Brasileira de Educação, n. 01, p. 67-79, 1996.

PEIXOTO, Afrânio. Noções de História da Educação. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1933.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2a ed., 2008. (Coleção Memória da Educação)

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teoria da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 41a ed., 2009. (Coleção Polêmicas de nosso tempo; 5)

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985. Ensino, Pesquisa e organização na formação do campo da história da educação brasileira. In: MONARCA (org.); Nóvoa (prefácio). História da Educação Brasileira, Ijuí: Unijuí, 2005. (Coleção fronteiras da Educação)

SAVIANI, Dermeval. Autobiografia. Disponível em http://www.fae.unicamp.br/dermeval. Acesso em 01/12/2011.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. Resenha de: ALVES, G. L. Revista brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 173-178, jan./abr. 2008.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. Resenha de: GONÇALVES, M. D. S. Cadernos de Pesquisa, v.39, n. 136, p. 320-323, jan./abr. 2009.

VIDAL, Diana Gonçalves (org.). Dermeval Saviani: pesquisador, professor e Educador. Belo Horizonte: Autêntica/Autores Associados, 2001. (Coleção Perfis da Educação; 3)

VIEIRA, Carlos Eduardo. Cultura e formação humana no pensamento de Antonio Gramsci. Educ. Pesqui. [online]. 1999, vol.25, n.1, pp. 51-66. ISSN 1517-9702.

Publicado
2014-11-22
Como Citar
Silva, J. de F. M. (2014). Dermeval Saviani e sua “história das ideias pedagógicas no Brasil”: em busca da compreensão de um autor e de uma obra. Revista HISTEDBR On-Line, 14(57), 32-50. https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640402
Seção
Artigos