v. 14 n. 57: jun. 2014
Revista HISTEDBR On-line
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre o Periódico
Submissões
Pareceristas
Regimento
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Fontes
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Políticas
Direitos Autorais
Acesso Aberto
Arquivamento
Plágio e Similaridade
Retratação
Revisão por pares
Ética
Privacidade
Taxas de Publicação
Notícias
Artigos +Lidos
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Mudar o idioma. O atual é:
Português (Brasil)
English
Español (España)
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Mudar o idioma. O atual é:
Português (Brasil)
English
Español (España)
v. 14 n. 57
Publicado em novembro 29, 2014
jun. 2014
Este número da revista foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo - GEPEC, vinculado ao HISTEDBR/UFSCar em conjunto com o GT do HISTEDBR sediado na UNICAMP.
Editorial
Luiz Bezerra Neto, Mara Regina Martins Jacomeli
1-3
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640399
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640399
Artigos
Yanina D. Maturo
4-18
La investigación sobre educación técnico profesional de nivel medio en Argentina y Brasil a partir de los ´90. Primeras aproximaciones al estado del arte
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640400
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640400
Monica Fernanda Botiglieri, Luiz Bezerra Neto
19-31
O neoliberalismo, o Banco Mundial e a educação: alguns apontamentos
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640401
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640401
Joseane de Fátima Machado Silva
32-50
Dermeval Saviani e sua “história das ideias pedagógicas no Brasil”: em busca da compreensão de um autor e de uma obra
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640402
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640402
Pâmela Pítágoras Freitas Lima Ferrarini, Lívia Diana Rocha Magalhães
51-74
Memória social, educação e socialização de gênero: marcos a partir de um grupo de mulheres rurais
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640403
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640403
Rogério Guimarães Malheiros, João Ribeiro dos Santos Filho
75-90
A escola normal do pará e o ideal de professor ilustrado e aplicado (1838 – 1871)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640404
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640404
Tatiana Polliana Pinto de Lima
91-101
Escola, ensino e aprendizagem: a contribuição de Anísio Teixeira à educação brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640405
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640405
Maria Luzia Ferreira, José Lucas Pedreira Bueno
102-114
O PDE e as salas do PROINFO: análise crítica sobre os projetos compensatórios na educação
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640406
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640406
Cristina Barbosa Cherubini
115-128
Pedagogia libertária: um olhar histórico sobre os limites e possibilidades de sua implementação na escola pública brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640407
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640407
Isis Conrado Haun, Katiusca Lima Cunha, Tiago Nicola Lavoura
129-145
A pedagogia histórico-crítica e a luta pela formação humana plena de conteúdos: o caso da cultura corporal na educação escolar do MST
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640408
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640408
Mario Mariano Ruiz Cardoso, Marcos Francisco Martins
146-164
A catarse na pedagogia histórico-crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640409
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640409
Anselmo Alencar Colares, Marco Antônio de Oliveira Gomes, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
165-179
Educação escolar e trabalho: desmistificando sua propalada integração
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640410
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640410
Mara Regina Martins Jacomeli, Maria Angélica Cardoso
180-198
A gestão democrática no Programa Escola Ativa/MEC– políticas para o consenso
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640411
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640411
Flávio Caetano da Silva, Celso Luiz Aparecido Conti
199-210
Subsídios para a construção do projeto político-pedagógico em escolas municipais
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640412
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640412
Rosimeri da Silva Pereira
211-229
O processo de periferização do ensino primário paulista: o caso do 8º grupo escolar de campinas
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640413
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640413
Sérgio Cristóvão Selingardi, João Virgílio Tagliavini
230-267
O seminário de Nossa Senhora da Boa Morte: Mariana, Minas Gerais 1750-1850
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640414
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640414
José Leite dos Santos Neto, Manoel Nelito Matheus Nascimento
268-290
Trabalho e educação no Assentamento Guarani: reforma agrária e parcerias agroindustriais
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640415
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640415
Victor Hugo Junqueira, Maria Cristina dos Santos Bezerra
291-310
Trabalho e educação: o currículo da rede estadual paulista no contexto da reestruturação produtiva do capital
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640416
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640416
Mari Lucia do Amaral, Carlos Herold Junior
311-322
Educação superior no interior do Paraná: o processo de constituição da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava-FAFIG (1960-1970)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640417
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640417
Marco Antônio Oliveira Gomes, Antônio Carlos Maciel, Rosângela de Fátima Cavalcante França, Gedeli Ferrazzo
323-337
Educação e trabalho: possibilidades para a educação integral e a formação politécnica
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640418
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640418
Jander Fernandes Martins
338-352
O trabalho didático e sua forma histórica nas comunidades primitivas
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640419
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640419
Elza Margarida de Mendonça Peixoto
353-365
Modo de produção da existência: categoria chave para a compreensão da problemática do lazer
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640420
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640420
Roney Gusmão Carmo
366-377
Ideologia e memória social: a concreticidade das representações
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640421
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640421
Roseli Coutinho dos Santos Nunes, Valério José Arantes
378-387
Influência de Marx nas músicas de John Lennon
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640422
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640422
José Claudinei Lombardi
388-397
Judicialização da educação: interferência judicial aprofunda desigualdade no acesso em creche por quem mais precisa dele
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640423
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640423
Resenha
Gilberto César Lopes Rodrigues
398-402
Sociedade do conhecimento como alienação dos saberes historicamente elaborados pela humanidade
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640424
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640424
Juliana Gonçalves Gobbe
403-406
Escola e democracia
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640425
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640425
Denise Camargo Gomide
407-414
O lunar de sepé: paixão, dilemas e perspectivas na educação
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640426
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640426
Resumo
Elianeide Nascimento Lima
415-415
Políticas públicas para a educação do campo no estado de São Paulo: impactos, repercussões, contradições e perspectivas
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640427
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640427
Expediente
Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640428
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640428
×
Usuário
*
Obrigatório
Senha
*
Obrigatório
Esqueceu a senha?
Mantenha-me conectado
Acesso
Não possui registro?
Registrar-se aqui