Resumo
O presente texto analisaas determinações mais amplas que constituem e configuram as transformações do mundo do trabalho eo contexto socioeconômico e ideológico que permeiam as mudanças concernentesà educação escolar em suas relações com o trabalho. Objetiva situar os limites materiais de integração por meio da escola dentro de uma realidade material marcada pelos antagonismos de classe em que o capital se apropria do conhecimento como um dos instrumentos de dominação.À luz da crítica marxista, tomamos como parâmetros de nossas reflexões os trabalhos de Antunes (1995; 2011), Hobsbawm (1995), Saviani (2006; 2008) Cardozo (2008), Castanho (2003), entre outros.
Referências
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho - ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM): bases legais. Brasília:Secretária de Educação Média e Tecnológica, 2000. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Data de acesso: 02/03/2014.
BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1974.
CARDOZO, M. P. B. A produção flexível e a formação do trabalhador: o modelo da competência e o discurso da empregabilidade. In: SOUZA, A. de. Trabalho, capital mundial e formação de trabalhadores. Fortaleza: Editora Senac Ceará; Edições UFC, 2008.
CASTANHO, S. E. M.A formação do professor na sociedade da informação. In: LOMBARDI, J. C. Temas de pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2003.
DUARTE, Newton; SAVIANI, Dermeval. Prefácio. In. SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.
FRIGOTTO, G. Estruturas e sujeitos e os fundamentos da relação trabalho e educação. In.LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados, HISTEDBR, 2002.
FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez, 2010.
FRIGOTTO, G. Apresentação. In: FRIGOTTO, G.; ARRUDA, M.; ARROYO, M.; NOSELLA, P. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 2012.
GENTILI, P.. Três teses sobre a relação trabalho e educação em tempos neoliberais. In: LOMBARDI, J. C. SAVIANI, D. SANFELICE, J. L.Capitalismo, trabalho e educação.São Paulo: Autores associados, 2004.
HOBSBAWM, E.Era dos extremos: o breve século XX. (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
KUENZER, A. Z. Pedagogia da fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 2011.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. 2a ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985 (Coleção Os Economistas)
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, K.; ENGELS, F. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
NÓBREGA, M. Anticapitalismo e outras esquisitices. O Estado de São Paulo, 21/1022007. Disponível em http://www.mailsondanobrega.com.br/detalheArtigo.php?ParentID=91 Data de acesso: 02/03/2014.
NÓBREGA, M. Capitalismo: êxito ou fracasso? Veja, 10/07/2013. Disponível em http://www.mailsondanobrega.com.br/detalheArtigo.php?ParentID=281 Data de acesso: 03/03/2013.
PASTORE, J. Sem educação não há salvação. O Estado de São Paulo, 24/04/2012.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-critica: primeiras aproximações. Campinas, S.P.: Autores associados, 2008.
SAVIANI, D. O legado educacional do “longo século XX” brasileiro. In: SAVIANI, D.; ALMEIDA, J. S. de.; SOUZA, R. F.; VALDEMARIN, V. T. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2006.
SILVA, K.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005
OIT. Progressos no emprego juvenil foram cancelados por recuperação muito lenta, diz a OIT. Disponível em http://www.oitbrasil.org.br/content/progressos-no-emprego-juvenil-foram-cancelados-por-recuperacao-muito-lenta-diz-oit Acesso em 02/03/2014
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.