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Educação escolar e trabalho: desmistificando sua propalada integração
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Palavras-chave

Reestruturação produtiva. Integração social. Estado

Como Citar

COLARES, Anselmo Alencar; GOMES, Marco Antônio de Oliveira; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Educação escolar e trabalho: desmistificando sua propalada integração. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 57, p. 165–179, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i57.8640410. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640410. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O presente texto analisaas determinações mais amplas que constituem e configuram as transformações do mundo do trabalho eo contexto socioeconômico e ideológico que permeiam as mudanças concernentesà educação escolar em suas relações com o trabalho. Objetiva situar os limites materiais de integração por meio da escola dentro de uma realidade material marcada pelos antagonismos de classe em que o capital se apropria do conhecimento como um dos instrumentos de dominação.À luz da crítica marxista, tomamos como parâmetros de nossas reflexões os trabalhos de Antunes (1995; 2011), Hobsbawm (1995), Saviani (2006; 2008) Cardozo (2008), Castanho (2003), entre outros.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640410
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