Resumo
Trata-se de resultados parciais nos estudos e pesquisas que estamos desenvolvendo no TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel. Discutimos a pedagogia libertária como possibilidade e proposta educativa nas escolas públicas, considerada como referencial importante para discutir e repensar a educação brasileira, especialmente a escola publica. Temos como objetivo compreender as possibilidades e limites para a implementação da Pedagogia Libertária na escola pública brasileira. Por isso abstraímos as contribuições no que diz respeito à educação, organização social e escolar para podermos fundamentar o trabalho, especialmente em Tragtenberg (1982), Gallo (1990) e Luizetto (1981). Entendemos que ao discutirmos sobre possibilidades e desafios para a educação brasileira, estamos sendo até certo ponto utópicos, mas no estado em que a educação brasileira se encontrada se faz urgente tal debate. Talvez tenhamos que discutir mais aos limites que possibilidades, considerando a sociedade de classes em que vivemos.
Referências
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