Resumo
O artigo procura demonstrar, a partir de pesquisa bibliográfica, como a categoria de catarse tem sido apropriada pela Pedagogia Histórico-Crítica. Na primeira parte do texto encontram-se reflexões sobre os fundamentos marxianos e marxistas dessa pedagogia. Na segunda, são enunciadas as fontes teóricas nas quais a pedagogia em discussão encontra fundamento para a concepção que guarda sobre catarse: Vigotski, Lukács e, principalmente, Gramsci. Na terceira, é apresentada a centralidade da catarse na Pedagogia Histórico-Crítica, a qual a concebe como momento culminante de um processo educativo revolucionário.Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco; Poética / Aristóteles; seleção de textos de José Américo Motta Pessanha. — 4. ed. — São Paulo : Nova Cultural, 1991. — (Os pensadores; v. 2)
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. La Reproducción: elementos para una teoria del sistema de enseñanza. México DF: Distribuciones Fontamara, 1996.
DUARTE, Newton. Arte e Formação humana em Vigotski e Lukács. In: DUARTE, Newton; DELLA FONTE, Sandra Soares. Arte, conhecimento e paixão na formação humana: sete ensaios de pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. (Coleção educação contemporânea)
FERREIRA, Natália Botura de Paula. A catarse estética e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para o ensino de Literatura. 2012. 170f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Campus Araraquara. Universidade Estadual Paulista, Araraquara.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3a ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. (Coleção educação contemporânea)
GERALDO, Antonio Carlos Hidalgo. Didática de ciências naturais na perspectiva histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. (Coleção formação de professores).
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Volume II – Os intelectuais; o princípio educativo; jornalismo. Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho; co-edição, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Coleção Educação contemporânea)
MARTINS, Ligia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
MARTINS, Marcos Francisco. Marx, Gramsci e o conhecimento: ruptura ou continuidade? Campinas, SP: Autores Associados; Americana, SP: UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2008. (Coleção educação contemporânea)
MARTINS, Marcos Francisco. Práxis e “catarsis” como referências avaliativas das ações educacionais das ONG’s, dos sindicatos e dos partidos políticos. Avaliação, Campinas, v. 16, n. 3, p. 533-558, nov. 2011.
MARTINS, Marcos Francisco. e VARANI, Adriana. Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa. In: Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 37, p. 647-680, set./dez. 2012. Disponível em http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=7196. Acesso em 06 de novembro de 2013.
MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Estampa, 1973.
SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Filosofia da Práxis. 2a ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – Clacso: São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2011.
SANTOS, César Sátiro dos. Ensino de Ciências: abordagem histórico-crítica. Campinas, SP: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2005.
SAVIANI, Dermeval. Ensino Público e algumas falas sobre universidade. 5. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991. (Coleção polêmicas de nosso tempo; v. 10)
SAVIANI, Dermeval. Florestan Fernandes e a educação. Estudos Avançados. Vol. 10, no 26, São Paulo, Jan./Apr, 1996.
SAVIANI, Dermeval. Perspectiva Marxiana do Problema Subjetividade-Intersubjetividade. In: DUARTE, Newton (org). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção educação contemporânea)
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação política. 41a edição – Campinas, SP: Autores Associados, 2009. (Coleção Polêmicas do nosso tempo, v. 5)
SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. (Coleção memórias da educação)
SAVIANI, Dermeval. Educação em diálogo. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Coleção Memórias da Educação)
SAVIANI, Dermeval. História, trabalho e educação: comentários sobre controvérsias internas ao campo marxista. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (orgs). Pedagogia Histórico-Crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012a. (Coleção polêmicas do nosso tempo).
SAVIANI, Dermeval. Debate sobre educação, formação humana e ontologia a partir da questão do método dialético. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (orgs). Pedagogia Histórico-Crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012b. (Coleção polêmicas do nosso tempo).
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2a ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012c. (Coleção memórias da educação)
SAVIANI, Dermeval. Aberturas para a história da educação: do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2013a.
SAVIANI, Dermeval. Entrevista concedida a Mario Mariano Ruiz Cardoso e a Marcos Francisco Martins. Campinas-SP, Faculdade de Educação da Unicamp, em 18 de novembro de 2013b.
SAVIANI, Dermeval. e Duarte, Newton. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (orgs). Pedagogia Histórico-Crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção polêmicas do nosso tempo).
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.