Subsídios para a construção do projeto político-pedagógico em escolas municipais

Autores

  • Flávio Caetano da Silva UFSCar - Professor Adjunto
  • Celso Luiz Aparecido Conti UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640412

Palavras-chave:

Políticas públicas em educação. Projeto Político-Pedagógico. Educação básica

Resumo

Apresentamos neste o resultado de pesquisas no âmbito de políticas públicas voltadas ao processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico de unidades escolares em redes municipais do interior paulista. Oferecer subsídios aos debates em Planejamento escolar de escolas públicas municipais, baseado em vivências e construção de dados junto a profissionais da educação dessas redes. Esclarecemos que nossa análise possui um recorte na malha urbana estadual com foco em municípios em que a população absoluta gira em torno de 200.000 habitantes. Justificamos esse recorte pelo fato de que a malha paulista, com 645 municípios apresenta um conjunto de 93,95% de municípios nessa faixa populacional. Isso implica em aspectos que os tornam muito semelhantes, do ponto de vista de políticas públicas em educação, sobretudo naquelas que se referem ao planejamento educacional. Possuem, em geral, redes de escolas que vão de apenas uma – que representa o centro da vida social de seus munícipes – a algumas dezenas delas. É recorrente a carência de amplos e profundos debates em torno do planejamento, levando, muitos, a importarem modelos que pouco se adéquam às suas realidades. No âmbito deste texto oferecemos subsídios para que se possa repensar essas políticas.

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Biografia do Autor

Flávio Caetano da Silva, UFSCar - Professor Adjunto

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1991), graduação em Geografia pela Faculdade de Estudos Sociais de Limeira (1992), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, lotado no Ded - Departamento de Educação e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, atuando como vice-coordenador do mesmo e na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade . Atua nos seguintes temas: Políticas Públicas e Gestão Escolar, Financiamento da Educação Básica, Teoria da Administração da Educação, Formação de Educadores, Gênero, Discurso e Subjetividade. Coordena o curso de formação continuada para Conselheiros do CME, pelo convênio SEB/MEC/UFSCar.

Celso Luiz Aparecido Conti, UFSCar

Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos, com atuação nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa "Educação escolar: teorias e práticas".

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Publicado

2014-11-22

Como Citar

SILVA, F. C. da; CONTI, C. L. A. Subsídios para a construção do projeto político-pedagógico em escolas municipais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 57, p. 199–210, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i57.8640412. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640412. Acesso em: 20 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos