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Subsídios para a construção do projeto político-pedagógico em escolas municipais
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Palavras-chave

Políticas públicas em educação. Projeto Político-Pedagógico. Educação básica

Como Citar

SILVA, Flávio Caetano da; CONTI, Celso Luiz Aparecido. Subsídios para a construção do projeto político-pedagógico em escolas municipais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 57, p. 199–210, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i57.8640412. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640412. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Apresentamos neste o resultado de pesquisas no âmbito de políticas públicas voltadas ao processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico de unidades escolares em redes municipais do interior paulista. Oferecer subsídios aos debates em Planejamento escolar de escolas públicas municipais, baseado em vivências e construção de dados junto a profissionais da educação dessas redes. Esclarecemos que nossa análise possui um recorte na malha urbana estadual com foco em municípios em que a população absoluta gira em torno de 200.000 habitantes. Justificamos esse recorte pelo fato de que a malha paulista, com 645 municípios apresenta um conjunto de 93,95% de municípios nessa faixa populacional. Isso implica em aspectos que os tornam muito semelhantes, do ponto de vista de políticas públicas em educação, sobretudo naquelas que se referem ao planejamento educacional. Possuem, em geral, redes de escolas que vão de apenas uma – que representa o centro da vida social de seus munícipes – a algumas dezenas delas. É recorrente a carência de amplos e profundos debates em torno do planejamento, levando, muitos, a importarem modelos que pouco se adéquam às suas realidades. No âmbito deste texto oferecemos subsídios para que se possa repensar essas políticas.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640412
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Referências

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