Escola, ensino e aprendizagem: a contribuição de Anísio Teixeira à educação brasileira

Autores

  • Tatiana Polliana Pinto de Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640405

Palavras-chave:

Anísio Teixeira. Liberalismo. Educação Comum. Escola Comum

Resumo

Este artigo pretende debater acerca dos conceitos de escola comum, homem comum, democracia, escola universal, educação comum, defendidos por Anísio Teixeira em seu livro Educação Não é Privilégio. Trata-se das primeiras considerações de uma pesquisa bibliográfica cujo principal objeto de análise foi a obra acima citada. Ao final considera-se que Anísio Teixeira é um liberal que defende a ideia de justiça social a partir da defesa de uma escola que seria a responsável por proporcionar a igualdade de oportunidades à todos os homens a partir de suas aptidões individuais.

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Biografia do Autor

Tatiana Polliana Pinto de Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Centro de Formação de Professores, Área de Docências, Saberes e Práticas Educativas.

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Publicado

2014-11-22

Como Citar

LIMA, T. P. P. de. Escola, ensino e aprendizagem: a contribuição de Anísio Teixeira à educação brasileira. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 57, p. 91–101, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i57.8640405. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640405. Acesso em: 17 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos