Banner Portal
Projeto de pesquisa “revisitando o Projeto Colúmbia”
PDF

Palavras-chave

Projeto Colúmbia. Estado da Arte. Relatório

Como Citar

MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha; LOMBARDI, José Claudinei; CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos. Projeto de pesquisa “revisitando o Projeto Colúmbia”. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 56, p. 6–16, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i56.8640430. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640430. Acesso em: 18 jun. 2024.

Resumo

No presente artigo retrata-se resultados da pesquisa ao Programa de Pesquisas Sociais Estado da Bahia Colúmbia University, doravante Projeto Colúmbia, como ficou conhecido o projeto articulado por Anísio Teixeira, então Secretário de Educação e Saúde do Estado da Bahia, em meados da década de 1940, tendo como coordenador o Dr. Thales de Azevedo. Esse projeto tinha como objetivo estudar as condições em que se encontravam a educação e a saúde em todo o Estado e foi desenvolvido em convênio com a Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, perfazendo um ano de duração, segundo a linha de pesquisa mais avançada da antropologia de então. Essa pesquisa se dispôs a recuperar documentação e dados do Projeto Colúmbia, catalogar essa documentação por meio de uma leitura interdisciplinar dos materiais rastreados, investigar sua concepção, objetivos, metodologia, estado da arte, nível de avanço da pesquisa e o perfil de cada sujeito envolvido no projeto original, com o intuito de disponibilizar importantes fontes e análises sobre o papel da educação no desenvolvimento da Bahia e do Brasil em torno dos anos de 1950. Os objetivos centrais foram alcançados.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640430
PDF

Referências

ALVES, A.E.S. Memória do Trabalho Domiciliar e Gênero: apontamentos iniciais a partir da tese “Town and Country” de Marvin Harris”, 2009-2011.

AZEVEDO, Thales de. Les élites de couleur dans une Ville Brésiliene. Paris: UNESCO, 1953.

BRANDÃO, Maria de Azevedo. (Org). Recôncavo da Bahia: Sociedade e Economia em Transição. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado; Academia de Letras da Bahia; Universidade Federal da Bahia.

CASIMIRO, A.P.B.S. Relação Igreja, Estado e Educação no Brasil: as relações com Columbia, 2009-2011.

CONSORTE, J Gomes. Itinerário de uma Pesquisadora: Sucessos e Percalços. In: MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha e CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos (Orgs.). Memória e Trajetória de Pesquisa. Campo Grande: Ed. UNIDERP, 2005 (p.56-72).

HARRIS, M. Town and Country in Brazil: A socio-antropological study of a small Brazilian touw. Columbia University Press, New York, 1956.

HUTCHINSON, H.W. Village and Plantation Life in Northeastern Brazil. University of Washington Seattle: Press, 1957.

LEEDS, A. Economic Cycles in Brazil: the persistence of a culture pattern: cacao and other cases. University Microfilms, Ann Arbor, 1957.

LOMBARDI, J.C. Os Ecos da Cultura Política Brasileira: O Programa de Ciências Sociais no Estado da Bahia - Columbia University como vetor para uma modernização conservadora, 2009-2011.

MAGALHÃES, Justino P. Linhas de investigação em história da educação e da alfabetização em Portugal. Um domínio do conhecimento em renovação. In: LOMBARDI, José Claudinei (Org.). História da educação: perspectivas para o intercâmbio internacional. Campinas-SP: Autores Associados/HISTEDBR, 1999. MAGALHÃES, L.D.R. As gerações do Projeto Columbia: memória escrita, 2009-2011.

MEDEIROS, R. O Programa de Pesquisas Sociais Estado da Bahia – Universidade de Colúmbia: o seu contexto, 2009-2011.

SANTOS, J.D. A sociogênese de um objeto cultural: saber e poder na formação da tradição popular afro-baiana, 2009-2011.

SILVA, A.C.G. O espaço escolar e o projeto Columbia: uma leitura preliminar, 2009-2011.

WAGLEY, C. "Brazilian Community Studies: Methodological evaluation”. In: Anais do XXXI Congresso Internacional de Americanistas. São Paulo, 1955.

WAGLEY, C. (editor). Race and Class in Rural Brazil. UNESCO, Paris, 1952.

WAGLEY, C. A Revolução Brasileira: Uma análise da mudança social desde 1930. Tradução de Archimedes P.Guimarães. Salvador: Fundação para o Desenvolvimento da Ciência na Bahia; Livraria Progresso.

WAGLEY, C. AZEVEDO, Thales de.; COSTA PINTO, Luiz de Aguiar. Uma pesquisa sobre a vida social no Estado da Bahia. Publicações do Museu do Estado no 11, Secretaria de Educação e Saúde Bahia, Brasil, 1950.

WAGLEY, C. Estudos de comunidades no Brasil sob perspectiva nacional. Revista Brasileira dos Municípios; 1955. Ano VIII. N° 31.

WAGLEY, C. AZEVEDO, Thales de. Sobre métodos de campo no Estudo de Comunidades. In: Revista do Museu Paulista, 1950.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.