Projeto de pesquisa “revisitando o Projeto Colúmbia”

Autores

  • Lívia Diana Rocha Magalhães Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • José Claudinei Lombardi UNICAMP/FE
  • Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640430

Palavras-chave:

Projeto Colúmbia. Estado da Arte. Relatório

Resumo

No presente artigo retrata-se resultados da pesquisa ao Programa de Pesquisas Sociais Estado da Bahia Colúmbia University, doravante Projeto Colúmbia, como ficou conhecido o projeto articulado por Anísio Teixeira, então Secretário de Educação e Saúde do Estado da Bahia, em meados da década de 1940, tendo como coordenador o Dr. Thales de Azevedo. Esse projeto tinha como objetivo estudar as condições em que se encontravam a educação e a saúde em todo o Estado e foi desenvolvido em convênio com a Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, perfazendo um ano de duração, segundo a linha de pesquisa mais avançada da antropologia de então. Essa pesquisa se dispôs a recuperar documentação e dados do Projeto Colúmbia, catalogar essa documentação por meio de uma leitura interdisciplinar dos materiais rastreados, investigar sua concepção, objetivos, metodologia, estado da arte, nível de avanço da pesquisa e o perfil de cada sujeito envolvido no projeto original, com o intuito de disponibilizar importantes fontes e análises sobre o papel da educação no desenvolvimento da Bahia e do Brasil em torno dos anos de 1950. Os objetivos centrais foram alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Diana Rocha Magalhães, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade de São Carlos – UFSCar; Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; com Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Professora Plena do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas – DFCH, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Coordenadora Geral do Museu Pedagógico da UESB; Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB). Membro do HISTEDBR e do HISTED-BS.

José Claudinei Lombardi, UNICAMP/FE

Professor e pesquisador livre-docente do Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da UNICAMP. Coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR. Pesquisador do CNPq. Secretário da Educação de Limeira, SP.

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Doutora em Educação pela UFBA e Pós-Doutora em Educação pela UNICAMP. É pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Sociedade no Brasil – HISTEDBR e ao Museu Pedagógico, no qual coordena o Grupo de PesquisaFundamentos em Memória, eligião, Imagem e Educação. É autora de publicações na área de História da Arte e História da Educação, com ênfase em barroco e Brasil Colonial.

Referências

ALVES, A.E.S. Memória do Trabalho Domiciliar e Gênero: apontamentos iniciais a partir da tese “Town and Country” de Marvin Harris”, 2009-2011.

AZEVEDO, Thales de. Les élites de couleur dans une Ville Brésiliene. Paris: UNESCO, 1953.

BRANDÃO, Maria de Azevedo. (Org). Recôncavo da Bahia: Sociedade e Economia em Transição. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado; Academia de Letras da Bahia; Universidade Federal da Bahia.

CASIMIRO, A.P.B.S. Relação Igreja, Estado e Educação no Brasil: as relações com Columbia, 2009-2011.

CONSORTE, J Gomes. Itinerário de uma Pesquisadora: Sucessos e Percalços. In: MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha e CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos (Orgs.). Memória e Trajetória de Pesquisa. Campo Grande: Ed. UNIDERP, 2005 (p.56-72).

HARRIS, M. Town and Country in Brazil: A socio-antropological study of a small Brazilian touw. Columbia University Press, New York, 1956.

HUTCHINSON, H.W. Village and Plantation Life in Northeastern Brazil. University of Washington Seattle: Press, 1957.

LEEDS, A. Economic Cycles in Brazil: the persistence of a culture pattern: cacao and other cases. University Microfilms, Ann Arbor, 1957.

LOMBARDI, J.C. Os Ecos da Cultura Política Brasileira: O Programa de Ciências Sociais no Estado da Bahia - Columbia University como vetor para uma modernização conservadora, 2009-2011.

MAGALHÃES, Justino P. Linhas de investigação em história da educação e da alfabetização em Portugal. Um domínio do conhecimento em renovação. In: LOMBARDI, José Claudinei (Org.). História da educação: perspectivas para o intercâmbio internacional. Campinas-SP: Autores Associados/HISTEDBR, 1999. MAGALHÃES, L.D.R. As gerações do Projeto Columbia: memória escrita, 2009-2011.

MEDEIROS, R. O Programa de Pesquisas Sociais Estado da Bahia – Universidade de Colúmbia: o seu contexto, 2009-2011.

SANTOS, J.D. A sociogênese de um objeto cultural: saber e poder na formação da tradição popular afro-baiana, 2009-2011.

SILVA, A.C.G. O espaço escolar e o projeto Columbia: uma leitura preliminar, 2009-2011.

WAGLEY, C. "Brazilian Community Studies: Methodological evaluation”. In: Anais do XXXI Congresso Internacional de Americanistas. São Paulo, 1955.

WAGLEY, C. (editor). Race and Class in Rural Brazil. UNESCO, Paris, 1952.

WAGLEY, C. A Revolução Brasileira: Uma análise da mudança social desde 1930. Tradução de Archimedes P.Guimarães. Salvador: Fundação para o Desenvolvimento da Ciência na Bahia; Livraria Progresso.

WAGLEY, C. AZEVEDO, Thales de.; COSTA PINTO, Luiz de Aguiar. Uma pesquisa sobre a vida social no Estado da Bahia. Publicações do Museu do Estado no 11, Secretaria de Educação e Saúde Bahia, Brasil, 1950.

WAGLEY, C. Estudos de comunidades no Brasil sob perspectiva nacional. Revista Brasileira dos Municípios; 1955. Ano VIII. N° 31.

WAGLEY, C. AZEVEDO, Thales de. Sobre métodos de campo no Estudo de Comunidades. In: Revista do Museu Paulista, 1950.

Downloads

Como Citar

MAGALHÃES, L. D. R.; LOMBARDI, J. C.; CASIMIRO, A. P. B. S. Projeto de pesquisa “revisitando o Projeto Colúmbia”. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 56, p. 6–16, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i56.8640430. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640430. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>