Banner Portal
v. 14 n. 56: maio. 2014 (n. esp.)
maio. 2014 (n. esp.)

Este número especial da Revista HISTEDBR Online publica dois dossiês sobre a educação em dois períodos da história da sociedade brasileira. O primeiro denominado “Dossiê Projeto Colúmbia”, organizado pelo Grupo de Trabalho História, Sociedade e Educação, Secção Bahia – HISTEDBA, trata do convênio entre a Secretaria de Educação e Saúde do Estado da Bahia e o Departamento de Antropologia da Colúmbia University de New York realizado no final da década de 1940. O segundo denominado “Dossiê Ditadura Militar”, foi organizado pelo Grupo de Pesquisa “Trabalho, Educação e Formação Humana” do PPGED/Faced da UFU, aborda os 50 anos do golpe militar no Brasil instaurado em 1964.

Editorial

Antonio Bosco de Lima, Carlos Alberto Lucena, Fabiane Santana Previtali, José Claudinei Lombardi, Lívia Diana Rocha Magalhães, Maria Cristina Dantas Pina, Wilson da Silva Santos
1-5
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640429
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640429

Artigos

Lívia Diana Rocha Magalhães, José Claudinei Lombardi, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
6-16
Projeto de pesquisa “revisitando o Projeto Colúmbia”
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640430
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640430
Josildeth Gomes Consorte
17-25
O “Projeto Columbia” – um resgate necessário
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640431
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640431
José Claudinei Lombardi
26-45
Educação e nacional-desenvolvimentismo (1946-1964)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640432
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640432
José Rubens Mascarenhas de Almeida
46-65
Columbia University: projeto de uma modernidade conservadora
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640433
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640433
Lívia Diana Rocha Magalhães
66-74
O projeto columbia na Bahia: confluências convergentes e complementares ao seu contexto nacional/internacional
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640434
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640434
Jaci Maria Ferraz de Menezes.
75-94
Projeto Columbia, Projeto Unesco: Pesquisa Social Aplicada, Educação e Mudança Cultural no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640435
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640435
João Diogenes Ferreira dos Santos
95-107
Ecos da cultura política brasileira: o programa de ciências sociais no estado da Bahia – Columbia University – como vetor para uma modernização conservadora baiana
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640436
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640436
Edileusa Santos Oliveira, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro, Ruddy Aquino Wanderlei
108-117
Educação tradicional e educação moderna na região centro-sul da Bahia no contexto do Projeto Colúmbia
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640437
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640437
Ana Elizabeth Santos Alves, Ivana Teixeira Silveira
118-131
Anos 50 e mundo rural: na terra do “atraso” a semente da luta
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640438
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640438
Ruy Hermann Araújo Medeiros, Sérgio Eduardo Montes Castanho
132-141
Movimento social em Vitória da Conquista: educação e religião a partir da segunda metade do século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640439
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640439
Ana Paula de Castro Sousa, Jeovandir Campos do Prado, Antonio Bosco de Lima
142-152
O desencanto da política e o totalitarismo em Hannah Arendt: percepções do golpe de 1964
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640440
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640440
Joao Batista de Abreu Junior
153-165
O tempo e a decantação: sobre jornalismo e jornalistas
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640441
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640441
Jane Maria dos Santos Reis, Cinval Filho dos Reis
166-185
A pedagogia industrial do empresariado mineiro no contexto da crise política e econômica e do golpe militar (1961-1964)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640442
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640442
Dilma Andrade de Paula
186-201
Passado-presente: a extinção de ramais ferroviários durante a ditadura civil-militar
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640443
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640443
Carlos Henrique de Carvalho, Ana Emília Cordeiro Souto Ferreira
202-219
Educação infantil no período militar: nuances políticas de sua implantação na Escola Estadual João Pinheiro (Ituiutaba, MG, 1964 a 1985)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640444
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640444
Sérgio Paulo Morais, Marco Túlio De Sousa Nascimento
220-233
“Verdade histórica”? Centro de comunicação social do exército: memórias, evidências e antagonismos (1980/2014)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640445
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640445
Carlos Lucena, Lurdes Lucena, Fabiane Santana Previtali, Robson Luiz de França, Adriana Omena
234-251
Seis de julho: a greve dos petroleiros de 1983 contra o governo figueiredo e o fundo monetário internacional
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640446
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640446
José Luís Sanfelice
252-265
Florestan Fernandes: um intelectual da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640447
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640447
Maria Alice de Miranda Aranda
266-279
A participação como princípio da gestão democrática: o debate pós ditadura militar
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640448
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640448
Tulio Barbosa
280-290
Potencialidades e limites da democracia para pensarmos o Brasil no século XXI contra o retorno da ditadura civil-militar
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640449
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640449
Aldo Duran Gil
291-300
Considerações sobre o golpe militar de 21 de agosto de 1971 na Bolívia
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640450
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640450
Giulia Strippoli
301-316
A revolução na imprensa e na vida dos militantes de Lotta continua
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640451
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640451
István Mészáros
317-326
A luta de Einstein no pós-guerra contra a militarização da ciência
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640452
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640452

Resenha

Rodrigo dos Santos
327-330
O corpo da docência: a mulher e a construção do ensino normal em Guarapuava (1930-1960)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640453
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640453
Francielle Aparecida Garuti de Andrade
331-336
História da educação: arquivos, instituições escolares e memória histórica
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640454
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640454

Resumo

Efrain Maciel e Silva
337-337
A pedagogia histórico-crítica no cenário da educação física brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640455
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640455

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640456
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640456