Educação infantil no período militar: nuances políticas de sua implantação na Escola Estadual João Pinheiro (Ituiutaba, MG, 1964 a 1985)

  • Carlos Henrique de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia
  • Ana Emília Cordeiro Souto Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Educação Infantil. Estado Militar. Instituição Escolar. História da Educação

Resumo

Este artigo tem por propósito apresentar e discutir a base legal que possibilitou a implantação da educação infantil no Brasil, durante o período de vigência da Ditadura Civil Militar no País (1964 a 1985). Mas para proceder tal estudo examinamos como foi esse processo de instauração da educação infantil na Escola Estadual João Pinheiro, no município de Ituiutaba (MG). Por outro lado, também é nosso objetivo discorrer sobre algumas das práticas pedagógicas desenvolvidas nas primeiras séries dessa modalidade de ensino, procurando situá-las no âmbito do comportamento social já determinado pelo próprio contexto educacional vigente à época, ou seja, configurado a partir das diretrizes política-institucionais instauradas pelo Estado Militar.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Ana Emília Cordeiro Souto Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Analista Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba-MG. Professora da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Ituiutaba.

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Como Citar
Carvalho, C. H. de, & Ferreira, A. E. C. S. (1). Educação infantil no período militar: nuances políticas de sua implantação na Escola Estadual João Pinheiro (Ituiutaba, MG, 1964 a 1985). Revista HISTEDBR On-Line, 14(56), 202-219. https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640444
Seção
Artigos