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Educação infantil no período militar: nuances políticas de sua implantação na Escola Estadual João Pinheiro (Ituiutaba, MG, 1964 a 1985)
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Palavras-chave

Educação Infantil. Estado Militar. Instituição Escolar. História da Educação

Como Citar

CARVALHO, Carlos Henrique de; FERREIRA, Ana Emília Cordeiro Souto. Educação infantil no período militar: nuances políticas de sua implantação na Escola Estadual João Pinheiro (Ituiutaba, MG, 1964 a 1985). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 56, p. 202–219, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i56.8640444. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640444. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por propósito apresentar e discutir a base legal que possibilitou a implantação da educação infantil no Brasil, durante o período de vigência da Ditadura Civil Militar no País (1964 a 1985). Mas para proceder tal estudo examinamos como foi esse processo de instauração da educação infantil na Escola Estadual João Pinheiro, no município de Ituiutaba (MG). Por outro lado, também é nosso objetivo discorrer sobre algumas das práticas pedagógicas desenvolvidas nas primeiras séries dessa modalidade de ensino, procurando situá-las no âmbito do comportamento social já determinado pelo próprio contexto educacional vigente à época, ou seja, configurado a partir das diretrizes política-institucionais instauradas pelo Estado Militar.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640444
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