Educação tradicional e educação moderna na região centro-sul da Bahia no contexto do Projeto Colúmbia

Autores

  • Edileusa Santos Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Ruddy Aquino Wanderlei Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640437

Palavras-chave:

Projeto Colúmbia. Anísio Teixeira. Educação Moderna. Educação Tradicional. Região Centro-Sul da Bahia

Resumo

A pesquisa em andamento, considerando a implantação do Programa de Pesquisas Sociais do Estado da Bahia e a atuação do educador Anísio Teixeira à frente da Secretaria de Educação e Saúde da Bahia, analisa como se deu a incorporação dos ideais da Escola Nova no ensino ginasiano tradicional, em ginásios católicos, levando em conta a memória social dos seus ex-alunos, professores e contemporâneos, a convivência de dois modelos pedagógicos e, principalmente, as disputas entre católicos e escolanovistas no que diz respeito aos rumos da educação. Para tanto, estamos a analisar as memórias sociais sobre a práxis pedagógica, na região Centro-Sul da Bahia. As fontes relatos de memória, somados às fontes impressas como documentos escolares, jornais, fotografias, materiais didáticos dos ex-alunos, quando analisados à luz da dialética materialista e em diálogo com as fontes bibliográficas, nos permitirão traçar um paralelo entre a práxis educacional na região centro-sul da Bahia e as ideias pedagógicas em disputa, em correlação com os direcionamentos da educação brasileira na primeira metade do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edileusa Santos Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Ruddy Aquino Wanderlei, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Referências

ABREU, Jayme. A Educação Secundária no Brasil: Ensaio de identificação de suas características principais. (Trabalho apresentado ao Seminário Interamericano de Educação Secundária. Santiago do Chile. 1955. Publicado originalmente na RBEP v. 23, n. 58, p. 26-104, abr./ jun. 1955). 2005.

AGUIAR, Edinalva Padre et alli. Política: O Poder em Disputa. Vitória da Conquista e Região: Museu Regional de Vitória da Conquista/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 1999 (Série Memória Conquistense).

BUAINAIN, Maria Jeanne D’Arc. Atividades Educacionais da Congregação Sacramentina. São Carlos: Irmãs Sacramentinas. 1991.

CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã. 2. ed. Rio de janeiro: Francisco Alves, 1986.

EISENBERG, José. As Missões Jesuíticas e o Pensamento Político Moderno: encontros culturais, aventuras teóricas. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

IRMÃS SACRAMENTINAS. Padre Vigne, Missionário e Educador. São Carlos: Edições Loyola, p.21-23, 1990.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, Enxada e Voto: O município e o regime representativo no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1973.

MARX, Karl. Para a crítica da economia política; Salário, preço e lucro; O rendimento e suas fontes: a economia vulgar. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

MEDEIROS, Ruy Hermann de Araújo. (coord.) Projeto: Documentação e Registro Audiovisual da Arquitetura e Evolução Urbana de Vitória da Conquista. Vitória da Conquista. 2002.

MEDEIROS, Ruy Hermann de Araújo. O Programa de Pesquisas Sociais do Estado da Bahia – Universidade de Colúmbia. Quaestio: Revista de Estudos em Educação. Volume 11, n. 1, 2009.

NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: Momentos Decisivos. In. Revista Brasileira de Educação. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. São Paulo: Autores Associados, 2000. n. 014. mai-ago, p. 35-60.

OLIVEIRA, Edileusa Santos. O Ginásio de Conquista – a memória de uma instituição escolar (1940-1960). Vitória da Conquista - BA: UESB, 2009 (Dissertação de Mestrado).

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1996.

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2a ed., 2008. (Coleção Memória da Educação).

SCHWARTZMAN, Simon. Tempos de Capanema. São Paulo: Paz e Terra: Fundação Getúlio Vargas, 2000.

SERPA, Luiz Felippe Perret. Anísio Teixeira: O Missionário Moderno. In. Revista Especiarias. UESC. Ano III, no 5, Ilhéus: Editus, 2001.

SEVERINO, Antonio Joaquim. A filosofia da educação no Brasil: esboço de uma trajetória. In: GHIRALDELLI JR., Paulo. (org.). O que é filosofia da educação? 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SOUZA. Daniela Moura Rocha de. Memória de Professores Intelectuais como Interlocutores do Republicanismo em Vitória da Conquista entre os anos de 1910 até 1945. Vitória da Conquista – BA: UESB, 2009. (Dissertação de Mestrado).

Downloads

Como Citar

OLIVEIRA, E. S.; CASIMIRO, A. P. B. S.; WANDERLEI, R. A. Educação tradicional e educação moderna na região centro-sul da Bahia no contexto do Projeto Colúmbia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 56, p. 108–117, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i56.8640437. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640437. Acesso em: 16 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)