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Educação tradicional e educação moderna na região centro-sul da Bahia no contexto do Projeto Colúmbia
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Palavras-chave

Projeto Colúmbia. Anísio Teixeira. Educação Moderna. Educação Tradicional. Região Centro-Sul da Bahia

Como Citar

OLIVEIRA, Edileusa Santos; CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos; WANDERLEI, Ruddy Aquino. Educação tradicional e educação moderna na região centro-sul da Bahia no contexto do Projeto Colúmbia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 56, p. 108–117, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i56.8640437. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640437. Acesso em: 29 maio. 2024.

Resumo

A pesquisa em andamento, considerando a implantação do Programa de Pesquisas Sociais do Estado da Bahia e a atuação do educador Anísio Teixeira à frente da Secretaria de Educação e Saúde da Bahia, analisa como se deu a incorporação dos ideais da Escola Nova no ensino ginasiano tradicional, em ginásios católicos, levando em conta a memória social dos seus ex-alunos, professores e contemporâneos, a convivência de dois modelos pedagógicos e, principalmente, as disputas entre católicos e escolanovistas no que diz respeito aos rumos da educação. Para tanto, estamos a analisar as memórias sociais sobre a práxis pedagógica, na região Centro-Sul da Bahia. As fontes relatos de memória, somados às fontes impressas como documentos escolares, jornais, fotografias, materiais didáticos dos ex-alunos, quando analisados à luz da dialética materialista e em diálogo com as fontes bibliográficas, nos permitirão traçar um paralelo entre a práxis educacional na região centro-sul da Bahia e as ideias pedagógicas em disputa, em correlação com os direcionamentos da educação brasileira na primeira metade do século XX.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640437
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