Banner Portal
Educação tradicional e educação moderna na região centro-sul da Bahia no contexto do Projeto Colúmbia
PDF

Palavras-chave

Projeto Colúmbia. Anísio Teixeira. Educação Moderna. Educação Tradicional. Região Centro-Sul da Bahia

Como Citar

OLIVEIRA, Edileusa Santos; CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos; WANDERLEI, Ruddy Aquino. Educação tradicional e educação moderna na região centro-sul da Bahia no contexto do Projeto Colúmbia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 56, p. 108–117, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i56.8640437. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640437. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa em andamento, considerando a implantação do Programa de Pesquisas Sociais do Estado da Bahia e a atuação do educador Anísio Teixeira à frente da Secretaria de Educação e Saúde da Bahia, analisa como se deu a incorporação dos ideais da Escola Nova no ensino ginasiano tradicional, em ginásios católicos, levando em conta a memória social dos seus ex-alunos, professores e contemporâneos, a convivência de dois modelos pedagógicos e, principalmente, as disputas entre católicos e escolanovistas no que diz respeito aos rumos da educação. Para tanto, estamos a analisar as memórias sociais sobre a práxis pedagógica, na região Centro-Sul da Bahia. As fontes relatos de memória, somados às fontes impressas como documentos escolares, jornais, fotografias, materiais didáticos dos ex-alunos, quando analisados à luz da dialética materialista e em diálogo com as fontes bibliográficas, nos permitirão traçar um paralelo entre a práxis educacional na região centro-sul da Bahia e as ideias pedagógicas em disputa, em correlação com os direcionamentos da educação brasileira na primeira metade do século XX.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640437
PDF

Referências

ABREU, Jayme. A Educação Secundária no Brasil: Ensaio de identificação de suas características principais. (Trabalho apresentado ao Seminário Interamericano de Educação Secundária. Santiago do Chile. 1955. Publicado originalmente na RBEP v. 23, n. 58, p. 26-104, abr./ jun. 1955). 2005.

AGUIAR, Edinalva Padre et alli. Política: O Poder em Disputa. Vitória da Conquista e Região: Museu Regional de Vitória da Conquista/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 1999 (Série Memória Conquistense).

BUAINAIN, Maria Jeanne D’Arc. Atividades Educacionais da Congregação Sacramentina. São Carlos: Irmãs Sacramentinas. 1991.

CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã. 2. ed. Rio de janeiro: Francisco Alves, 1986.

EISENBERG, José. As Missões Jesuíticas e o Pensamento Político Moderno: encontros culturais, aventuras teóricas. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

IRMÃS SACRAMENTINAS. Padre Vigne, Missionário e Educador. São Carlos: Edições Loyola, p.21-23, 1990.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, Enxada e Voto: O município e o regime representativo no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1973.

MARX, Karl. Para a crítica da economia política; Salário, preço e lucro; O rendimento e suas fontes: a economia vulgar. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

MEDEIROS, Ruy Hermann de Araújo. (coord.) Projeto: Documentação e Registro Audiovisual da Arquitetura e Evolução Urbana de Vitória da Conquista. Vitória da Conquista. 2002.

MEDEIROS, Ruy Hermann de Araújo. O Programa de Pesquisas Sociais do Estado da Bahia – Universidade de Colúmbia. Quaestio: Revista de Estudos em Educação. Volume 11, n. 1, 2009.

NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: Momentos Decisivos. In. Revista Brasileira de Educação. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. São Paulo: Autores Associados, 2000. n. 014. mai-ago, p. 35-60.

OLIVEIRA, Edileusa Santos. O Ginásio de Conquista – a memória de uma instituição escolar (1940-1960). Vitória da Conquista - BA: UESB, 2009 (Dissertação de Mestrado).

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1996.

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2a ed., 2008. (Coleção Memória da Educação).

SCHWARTZMAN, Simon. Tempos de Capanema. São Paulo: Paz e Terra: Fundação Getúlio Vargas, 2000.

SERPA, Luiz Felippe Perret. Anísio Teixeira: O Missionário Moderno. In. Revista Especiarias. UESC. Ano III, no 5, Ilhéus: Editus, 2001.

SEVERINO, Antonio Joaquim. A filosofia da educação no Brasil: esboço de uma trajetória. In: GHIRALDELLI JR., Paulo. (org.). O que é filosofia da educação? 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SOUZA. Daniela Moura Rocha de. Memória de Professores Intelectuais como Interlocutores do Republicanismo em Vitória da Conquista entre os anos de 1910 até 1945. Vitória da Conquista – BA: UESB, 2009. (Dissertação de Mestrado).

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.