Abstract
A pesquisa em andamento, considerando a implantação do Programa de Pesquisas Sociais do Estado da Bahia e a atuação do educador Anísio Teixeira à frente da Secretaria de Educação e Saúde da Bahia, analisa como se deu a incorporação dos ideais da Escola Nova no ensino ginasiano tradicional, em ginásios católicos, levando em conta a memória social dos seus ex-alunos, professores e contemporâneos, a convivência de dois modelos pedagógicos e, principalmente, as disputas entre católicos e escolanovistas no que diz respeito aos rumos da educação. Para tanto, estamos a analisar as memórias sociais sobre a práxis pedagógica, na região Centro-Sul da Bahia. As fontes relatos de memória, somados às fontes impressas como documentos escolares, jornais, fotografias, materiais didáticos dos ex-alunos, quando analisados à luz da dialética materialista e em diálogo com as fontes bibliográficas, nos permitirão traçar um paralelo entre a práxis educacional na região centro-sul da Bahia e as ideias pedagógicas em disputa, em correlação com os direcionamentos da educação brasileira na primeira metade do século XX.
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