As escolas rurais e a organização do ensino primário em Cianorte-PR (1950-1990)

Autores

  • Rosangela de Lima Universidade Estadual de Maringá
  • Analete Regina Schelbauer Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640514

Palavras-chave:

Educação Rural. Ensino Primário Rural em Cianorte-PR. Organização do Ensino

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais da pesquisa que objetivou investigar a história do ensino primário rural do Município de Cianorte-PR, entre as décadas de 1950 e 1990.  A existência de um acervo documental expressivo, porém disperso, apontou a necessidade de intervenção nos arquivos, consubstanciando um inventário de fontes, que, além de subsidiar esta e outras pesquisas, contribui para a preservação do patrimônio histórico escolar da comunidade em questão.  Neste, abordamos os principais aspectos sobre os espaços escolares e a organização do ensino das escolas primárias rurais de Cianorte. Como resultado, considera-se que estas instituições foram construídas sob os princípios da simplicidade e do barateamento, minimizando os custos. A ausência de novos prédios escolares e a necessidade de ampliar as vagas apontaram caminhos para o atendimento da população rural a fim de democratizar o acesso ao ensino primário.

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Biografia do Autor

Rosangela de Lima, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Pedagoga na Rede Estadual de Ensino – SEED-PR.

Analete Regina Schelbauer, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutora em História da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

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Como Citar

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