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Juan Rodriguez Becker y Silva (1872-1944): a trajetória educacional de um professor itinerante
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Palavras-chave

Biografia histórica. História da Educação no Paraná. Professor Becker

Como Citar

KNUPPEL, Maria Aparecida Crisse; COSTA, Célio Juvenal. Juan Rodriguez Becker y Silva (1872-1944): a trajetória educacional de um professor itinerante. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 61, p. 135–153, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i61.8640518. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640518. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, aspectos da trajetória do professor Juan Rodriguez Becker y Silva (1872-1944) para aprofundar conhecimento sobre as questões educacionais que se apresentaram no Estado do Paraná nas primeiras décadas do século XX. Becker foi um professor, reconhecido pelo seu trabalho e compromisso com a educação e com a sociedade do Paraná, e pesquisador de assuntos como das ciências naturais e geográficas. Apesar de obscuro no rol dos professores reiteradamente estudados no cenário nacional e paranaense, teve uma atuação relevante no espaço educacional do Estado do Paraná, criando e dirigindo diversos colégios secundários e atuando como pesquisador. Considera-se importante apresentar esse professor porque não foram encontrados estudos da vida e obra dele, e nem tampouco referências a ele ou sua produção no cenário nacional. Por meio do estudo de sua biografia é possível percorrer trilhas da trajetória de vida, trabalho e estudos dele, bem como reconhecer a sua rede de sociabilidade. Objetiva-se resgatar parte da história da educação paranaense que recebeu significativa contribuição desse mestre que não mediu esforços na tarefa educacional, que defendeu uma concepção de educação integral, racional e segundo os princípios do civismo e do trabalho.

 
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640518
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