Rui Barbosa no pensamento educacional brasileiro na primeira metade do século XX

Autores

  • Luciano Mendes de Faria Filho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcilaine Soares Inácio Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640521

Palavras-chave:

Intelectuais. Educação. Rui Barbosa

Resumo

Este artigo trata da presença das produções de Rui Barbosa no pensamento educacional brasileiro da primeira metade do século XX. A proposta inicial da nossa pesquisa era analisar a presença desse autor em pelo menos uma obra dos principais intelectuais da educação brasileira publicadas entre 1906 – ano da 2ª edição do livro “A educação brasileira”, de José Veríssimo –, e 1945 – livro, Noções de história da educação, de Theobaldo Miranda Santos.  Para isto, realizamos uma pesquisa para entender a forma os  “pensadores da educação” – José Veríssimo, Lourenço Filho, Fernando Azevedo e outros autores de reconhecida importância na historia do pensamento educacional brasileiro – mobilizaram os textos de Rui Barbosa em suas produções sobre educação brasileira ao longo da primeira metade do século XX.

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Biografia do Autor

Luciano Mendes de Faria Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação e professor da Faculdade de Educação da UFMG.

Marcilaine Soares Inácio, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação e professora do Centro Pedagógico da UFMG.

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Como Citar

FARIA FILHO, L. M. de; INÁCIO, M. S. Rui Barbosa no pensamento educacional brasileiro na primeira metade do século XX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 61, p. 178–191, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i61.8640521. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640521. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos