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A liberdade de consciência e sua implicação na concepção educacional de Condorcet, Humboldt e Mill
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Palavras-chave

Liberdade de consciência. Educação. Condorcet. Humboldt. Mill

Como Citar

XAVIER, Itamaragiba Chaves; TAMBARA, Elomar Callegaro. A liberdade de consciência e sua implicação na concepção educacional de Condorcet, Humboldt e Mill. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 61, p. 255–273, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i61.8640526. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640526. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do presente artigo é compreender qual a concepção educacional de Condorcet, Humboldt e Mill através da análise da categoria liberdade de consciência. O referencial teórico-metodológico empregado é o materialismo histórico. As fontes utilizadas são: Esboço de um quadro histórico dos progressos do espírito humano (CONDORCET, 1993), Bosquejo de un cuadro histórico de los progresos del espíritu humano y otros textos (CONDORCET, 1997), Cinco memórias sobre a instrução pública (CONDORCET, 2008) e Escritos sobre instrução pública: Condorcet (CONDORCET, 2010),  Os limites da acção do estado (HUMBOLDT, 1990), Princípios de economia política (MILL, 1988) e Sobre a liberdade (MILL, 1991). Pode-se concluir que a liberdade de consciência influenciou de forma diferente a concepção de escola pública e laica em cada um dos autores.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640526
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