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Escola itinerante : uma história ocultada, forjada no contexto da luta de classes no Paraná
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Palavras-chave

Escola itinerante. MST. Resistência. Paraná

Como Citar

SAPELLI, Marlene Lucia Siebert. Escola itinerante : uma história ocultada, forjada no contexto da luta de classes no Paraná. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 61, p. 333–354, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i61.8640531. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640531. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa aqui apresentada parte do pressuposto de que os processos educativos não são  neutros, portanto, definidos a partir de determinantes sociais, políticos, econômicos, religiosos, culturais e outros e, ao estarem inseridos no contexto da sociedade capitalista, obrigatoriamente, carregam a marca de classe de quem os engendra e que é necessário explicitar cada vez mais as experiências contra-hegemônicas de educação. Assim, o objetivo dessa pesquisa é descrever e analisar o processo de criação das escolas itinerantes (EI) no Paraná e como elas representam, nos seus dez primeiros anos (2013-2013), a resistência da parcela da classe trabalhadora que compõe o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), no referido estado. Foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, em curso de Doutorado, por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo (que envolveu registro fotográfico, entrevistas, participação em atividades) e análise documental. Na primeira parte, apresentamos o contexto que deu origem ao MST no Paraná; a seguir, os processos de ocupação dos espaços, nos quais estão inseridas as nove escolas itinerantes que existem no estado; na  terceira parte do texto, explicitamos o conjunto das escolas itinerantes  e a situação atual de cada uma e para finalizar analisamos as dificuldades dos sujeitos para produzir a vida nos acampamentos em questão e a situação das referidas escolas.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640531
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