Resumo
O texto analisa os fundamentos teórico/metodológicos da educação implementada pela Companhia de Jesus entre 1549 e 1759, tendo por base as fontes que versam sobre o contexto histórico, político e religioso; abordando o conceito de colônia; as relações entre o modelo colonizador português e a Igreja católica e; a educação. Articula-se a tese de que a política educacional na colônia teve propósitos missionário/político/econômicos cuja diretriz foi traçada a partir da linha da política colonizadora adotada por D. João III. Sua estruturação apresenta introdução e considerações nas quais justifica-se o estudo evidenciando-se o problema pesquisado que tematiza os fundamentos históricos da política colonial e a educação jesuítica, enfocando o papel dos jesuítas como os principais formuladores da política educacional e da burocracia iniciante do país, fazendo-se uma breve análise das dimensões que consubstanciaram a perspectiva de transformação da colônia em um país católico, de língua portuguesa e de cultura ocidental cristã.
Referências
ARRUDA, José J. História geral e história do Brasil. São Paulo: Ática, 1997.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. (Trad) LORENCINI, Álvaro.São Paulo:Fundação Editora UNESP (FEU), 1999.
CARCERES, F. História Geral. São Paulo: Editora moderna, 1996.
CUNHA, Luis Antonio. A universidade temporã. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo – EDUSP, 2002.
FLORES, Luiz Felipe Baêta Neves. O Altar e a coroa Iluminada: Educação de colonos e colonizados. In. ALVES, Ana Maria Magali. GONDRA, José Gonçalves (Org.). Educação no Brasil: História, cultura e política. Bragança Paulista: EDUSP, 2003.
FREIRE, Gilberto. Casa grande e senzala, formação da família brasileira, sobre o regime da economia patriarcal. São Paulo. Global, 2003.
LUGON, C. A república “comunista” cristã dos guaranis. TRAD. CABRAL, Álvaro. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1968.
NOVAIS, Fernando a O Brasil nos quadros do antigo sistema colonial. In. Carlos Guilherme (org.). Brasil em perspectiva. São Paulo: Difel.
PRADO, Caio Jr. Formação do Brasil contemporâneo – colônia. São Paulo: Brasiliense, 1977.
RIBEIRO, Maria Luiza Santos. Historia da educação brasileira: a organização escolar. São Paulo: Cortez, autores associados, 1992.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.