Resumo
O presente estudo tem por objetivo estabelecer a análise de um compêndio de Álgebra, a saber, "Elementos de Álgebra", de Cristiano Benedito Ottoni, adotado nos Programas de Ensino do Colégio Pedro II, no período de 1856-1870. A análise é norteada pela categoria organização do trabalho didático, que permite apreender, historicamente, o papel dos instrumentos didáticos no interior das atividades desenvolvidas em âmbito escolar e apontar as funções assumidas por estes compêndios na relação educativa. Elegemos a temática Teoria dos Logaritmos como vetor para observar em que medida a atividade didática foi objetivada neste instrumento de trabalho. A análise nos permitiu apreender a base do ensino dessa disciplina no Brasil e indicar que os instrumentos didáticos utilizados para o ensino de álgebra, no século XIX, traziam um conteúdo que exigia do professor maior domínio deste campo de conhecimento e permitiam oferecer uma formação mais sólida aos educandos; contudo, no decurso do tempo, o trabalho didático foi sendo progressivamente objetivado e simplificado com vistas a favorecer a disseminação do ensino escolar.
Referências
ALVES, E. M. S. Os Compêndios das Matemáticas nos Estudos Secundários. Caderno de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v.3, n.6, p. 33-48, jul. – dez. 2008. Disponível em: http://www.utp.br/cadernos_de_pesquisa/pdfs/cad_pesq6/3_os_compendios_cp6.pdf. Acesso em: 27 jan. 2014.
ALVES, G. L. O Pensamento Burguês no Seminário de Olinda: 1800-1836. 2. ed. Campo Grande, MS: Ed. UFMS; Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
ALVES, G. L. O Trabalho Didático na Escola Moderna – formas históricas. Campinas: Autores Associados, 2005.
ALVES, G. L. A Produção da Escola Pública Contemporânea. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
ALVES, G. L. A Centralidade do Instrumento de Trabalho na Relação Educativa: A Escola Moderna Brasileira nos Séculos XIX e XX. In: GONÇALVES NETO, W; MIGUEL, M. E. B.; FERREIRA NETO, A. (Org.). Práticas Escolares e Processos Educativos: Currículo, Disciplinas e Instituições Escolares (Séculos XIX e XX). Vitória, ES: EDUFES, 2011, p. 279-305.
ALVES, G. L. Organização do Trabalho Didático: A Questão Conceitual. Acta Scientiarum, Maringá, v. 34, n. 2, p. 169-178, jul.- dec. 2012a. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/ index.php/ActaSciEduc/article/view/17180/pdf. Acesso em: 03 jun. 2013.
ALVES, G. L. Textos Escolares no Brasil. In: Anais da I Jornada do HISTEDBR/MS. "Estudos sobre Organização do Trabalho Didático"/realização HISTEDBR/MS, GEPSE. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2012b, 1 CD ROM.
ALVES, G. L.; CENTENO, C. V. A Produção de Manuais Didáticos de História do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 42, p. 469-602, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14 n42/v14n42a06.pdf. Acesso em: 28 maio 2013.
BELTRAME, J. Os Programas de Ensino de Matemática do Colégio Pedro II: 1827-1932. 2000. 259f. Dissertação (Mestrado em Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: 2000.
BITTENCOURT, C. M. F. Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1910). Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 475-491, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a08v30n3.pdf. Acesso em: 07 jan. 2014.
BLAKE, A.V. A. S. Diccionário Bibliográphico Brazileiro – 1883-1902. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/14856. Acesso em: 07 jan. 2014.
BLAKE, A.V. A. S. O Colégio Pedro II e o Ensino Secundário no Brasil. In: BRITO, S. H. A. (Coord,). O Manual Didático como Instrumento de Trabalho nas Escolas Secundárias e Normal (1835-1945). Campo Grande, MS: 2012.
COMENIUS, J. A. Didática Magna. Aparelho crítico Marta Fattori. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. (Clássicos WMF).
BELTRAME, J. Os Programas de Ensino de Matemática do Colégio Pedro II: 1827-1932. 2000. 259f. Dissertação (Mestrado em Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: 2000.
LINS. O. Do Ideal e da Glória: Problemas Inculturais Brasileiros. 3. ed. São Paulo: Summus, 1977.
LUIZ, E. C. Os Compêndios de Cristiano Benedito Ottoni e José Adelino Serrasqueiro para o ensino de álgebra no Colégio Pedro II (1856-1928). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Paranaíba, MS, 2013.
MIORIM, M. A. Memórias de um professor-autor de livros didáticos de matemática do século XIX: alguns apontamentos. XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011.
OTONI, C. B. Autobiografia. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1983.
OTTONI, C. B. Elementos de Álgebra. 4. ed. Correcta e Augmentada. Rio de Janeiro: Nicolau Alves e E & H. Laemmert, 1879.
SCHUBRING, G. Análise Histórica de Livros de Matemática: Notas de Aula. Tradução: Maria Laura Magalhães Gomes. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
SOARES, F. S. Professores-Autores de Compêndios de Matemática no Século XIX. XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011.
VALENTE, W. R. Uma História Concisa da Matemática Escolar no Brasil, 1730-1930. 2. ed. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2007.
VALENTE, W. R. Positivismo e Matemática Escolar dos Livros Didáticos no Advento da República. Cadernos de Pesquisa, no 109, p. 201-212, março/2000.
VECHIA, A; LORENZ, K. M. (Org.). Programa de Ensino da Escola Secundária Brasileira: 1850-1951. Curitiba: Ed. Do Autor, 1998.
VECHIA, A; LORENZ, K. M. (Org.). Os Livros Didáticos de Matemática na Escola Secundária Brasileira no Século XIX. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 15, p. 53-72, abr. 2004.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2015 Revista HISTEDBR On-line