Intelectuais, educação escolar e hegemonia: análise das formulações empresariais sobre trabalho docente

  • André Silva Martins Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Leonardo Docena Pina Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lúcia Aparecida de Ávila Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Raiza Dias de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Intelectuais. Hegemonia. Educação escolar. Empresários

Resumo

O texto aborda o tema “intelectuais, educação escolar e hegemonia” a partir da análise das formulações, sobre trabalho docente na educação básica, elaboradas por organizações empresariais brasileiras na primeira década do século XXI. Para tanto, recorremos à análise de publicações impressas e digitais de autoria de pessoas e organizações da classe empresarial, além de documentos oficiais da política de educação. O estudo revela que, na concepção empresarial, o trabalho docente é desfigurado em sua natureza e especificidade e, assim, configura-se como obstáculo aos pressupostos da educação emancipatória ao ser convertido em estratégia de controle político e social.

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Biografia do Autor

André Silva Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora
Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e líder do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da UFJF.
Leonardo Docena Pina, Universidade Federal de Juiz de Fora
Cursa doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É integrante do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da UFJF.
Lúcia Aparecida de Ávila, Universidade Federal de Juiz de Fora
Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e integrante do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da UFJF.
Raiza Dias de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora
Mestranda pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e integrante do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da UFJF.

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Publicado
2015-04-18
Como Citar
Martins, A. S., Pina, L. D., Ávila, L. A. de, & Almeida, R. D. de. (2015). Intelectuais, educação escolar e hegemonia: análise das formulações empresariais sobre trabalho docente. Revista HISTEDBR On-Line, 14(60), 260-272. https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640559
Seção
Artigos