Resumo
O presente artigo trata das articulações realizadas entre o Brasil e os Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial, dentro dos Acordos MEC-USAID, voltadas para a formação de professores. Destacando os meandros desse acordo por meio das palavras do Professor Abgar Renault; da criação do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar (PABAEE), de seu funcionamento e posterior influência sobre os Centros de Formação de Professores Primários, criados em Goiás. A preocupação com a formação de professores é engendrada na ideologia do capital humano, forjada para dar sustentação ao modelo tecnicista de sistema educacional, o qual deveria ser efetivado pelos considerados países economicamente subdesenvolvidos, com a promessa do alcance de seu desenvolvimento, via escolarização das camadas populares. A intenção era criar um centro irradiador para a formação de uma nova sociedade brasileira, o que supõe um novo modelo de Homem e prescinde um novo modelo educacional, no caso, o modelo tecnicista. O que fundamentava o interesse norte-americano na educação brasileira, prioritariamente, era o aprofundamento das relações econômicas entre os dois países.
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